01/08/2019 15h33 - Atualizado em 01/08/2019 15h35

Batalhão de Cariacica alcança registro histórico no enfrentamento a homicídios no município

Os meses de maio, junho e julho de 2019 finalizaram de maneira positiva para o Batalhão de Cariacica em se tratando do enfrentamento aos crimes contra a vida no município. Os resultados relacionados ao enfrentamento dos homicídios consolidaram a efetividade das ações de prevenção e repressão qualificada em andamento. Houve no mês de maio oito registros, em junho foram nove e julho repetiu-se o quantitativo de maio. É a primeira vez, desde o início da série histórica, em 1996, que a unidade operacional registra menos de 02 dígitos no quantitativo de homicídios no decorrer de 03 meses consecutivos.

Conforme assinalou o comandante do 7° Batalhão, tenente-coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, as ações de enfrentamento à criminalidade violenta têm sido desenvolvidas em cinco vertentes principais pela Polícia Militar em Cariacica: intensificação das ações de policiamento ostensivo, otimização das ferramentas de inteligência, diálogo permanente junto às comunidades, integração entre os atores que atuam no sistema de segurança pública e justiça criminal e a valorização dos recursos humanos que exercem suas atividades no 7° BPM.

“Nosso objetivo tem sido o de intensificar a ostensividade de nossos recursos ao mesmo tempo em que otimizamos nossas ações de inteligência no município. Aliado a esses fatores, a comunidade tem sido grande parceira de nossos policiais no cotidiano das ações de enfrentamento à criminalidade, ocasião em que realizam denúncias e auxiliam na prisão de infratores e na apreensão de armas de fogo. Por fim, nossa política interna de valorização de nossos recursos humanos está permitindo que os servidores atuem motivados, com afinco e dedicação no dia a dia de enfrentamento à criminalidade em Cariacica”, assinalou.

Mais de uma arma de fogo apreendida por dia em Cariacica

O tenente-coronel Schulz comentou ainda acerca do quantitativo de armas de fogo apreendidas pelos policiais militares no cotidiano das ações de patrulhamento ostensivo no município. “Finalizamos o mês de julho com 225 armas de fogo apreendidas apenas no município de Cariacica. Isso representa mais de uma arma de fogo apreendida a cada dia no município. Essas apreensões têm relação direta com diminuição de índices criminais em nossa região, sobretudo devido ao fato de que 88% dos homicídios registrados no município tiveram como meio a arma de fogo”, pontuou.

Abordagem a motocicletas, bares e bailes clandestinos

A natureza das abordagens tem sido diversificada no cotidiano das ações de enfrentamento à criminalidade no município. Conforme assinalou o tenente-coronel Schulz, foi constatado ser comum a utilização de motocicletas pelos criminosos em diversos relatos de crimes, motivo pelo qual operações específicas de abordagem a motocicletas são desenvolvidas na cidade, a partir de avaliação qualitativa da incidência criminal no município. De acordo com o oficial, mais de 100 motos já foram guinchadas desde o início das operações de abordagem a motocicletas.

Bailes Clandestinos

As abordagens a bailes clandestinos, também conhecidos como Mandelas e a intensificação das abordagens a bares no município têm sido outro fator relevante com vistas ao enfrentamento da criminalidade violenta, como destaca o comandante do 7° Batalhão:

“Em todos os finais de semana realizamos operações de abordagem a bares e ações de intervenção a bailes clandestinos no município, em parceria com o executivo municipal. Estabelecimentos irregulares são notificados e, em alguns casos, têm as portas fechadas. Nas ações de fiscalização a bailes clandestinos, equipamentos sonoros são recolhidos e toda a mercadoria é apreendida quando não atende a legislação vigente. Essas ações têm apresentado excelentes resultados, ocasionando a prisão de fugitivos e trazendo paz aos cidadãos que residem nessas regiões”, observou.

Mandados de Prisão, veículos recuperados e pessoas detidas.

Entre os meses de janeiro a julho de 2019 o 7° Batalhão da PM em Cariacica cumpriu 209 mandados de prisão em desfavor de criminosos atuantes no município. No mesmo período, a PM recuperou 446 veículos com restrições criminais na cidade. Um total de 1.817 pessoas foram conduzidas à delegacia no período assinalado.

Proerd e Patrulha Maria da Penha

As ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e da Patrulha Maria da Penha têm apresentado resultados relevantes relacionados às ações de prevenção. No 1° semestre de 2019 foram formadas 580 crianças no Programa de resistência às drogas. A previsão é de que sejam formadas 1.200 crianças até o final do ano. Em se tratando do enfrentamento de violência contra a mulher, os policiais militares atuantes na Patrulha Maria da Penha realizaram 688 visitas a vítimas de violência doméstica, ação relevante para o enfrentamento de crimes contra a mulher no município.

TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) 3636-8717 / 3636-8718