Governo do Estado do Espírito Santo
20/06/2022 16h54

Batalhão de Ações com Cães inicia 8º Curso de Cinotecnia

O Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar (BAC) realizou, na tarde desta segunda-feira (20), a solenidade de abertura do 8º Curso de Cinotecnia. O evento ocorreu no auditório principal do Parque Botânico da Vale, em Vitória.

A aula inaugural foi prestigiada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus. Na oportunidade, ele conheceu os 25 participantes do curso, sendo 21 deles pertencentes à PMES e os outros quatro advindos de outras instituições: um da Diretoria de Operações Táticas da Sejus, dois da Polícia Militar de Alagoas e um da Polícia Militar da Bahia.

O tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, comandante do BAC, comemorou a chance de realizar o segundo curso de Cinotecnia em menos de um ano. Segundo ele, a atual edição (8ª) contará com oito semanas de intensas atividades, uma longa jornada que exigirá atenção e dedicação integral dos participantes.  Nelas, os alunos serão capacitados a conduzir e empregar os cães nas operações policiais.

“O curso tem como principal ferramenta de trabalho o cão policial, um ser vivo que passará por testes que vão interferir em sua área cognitiva, afetiva e comportamental para o adestramento. É de fundamental importância que os dissentes compreendam as características fisiológicas desses animais e se dediquem ao máximo em todas as fases. É uma oportunidade ímpar para aqueles que ousaram alcançar novos horizontes. Desejo uma jornada de aprendizado próspera”, disse.

O coronel Douglas Caus enalteceu a iniciativa de mais um curso como resultado de um planejamento institucional forte. “O BAC era uma unidade que precisava crescer. O binômio cão-policial é imprescindível para que tenhamos qualidade nas operações e no serviço de segurança à sociedade. Vocês estão aqui por conta de um trabalho bem planejado e fazem parte de um processo de ampliação do projeto K9 e principalmente do fortalecimento do BAC”, opinou.

Ao final, todos os presentes assistiram a um vídeo do 7º Curso de Cinotecnia. Logo após participaram de uma palestra com o tema “O emprego do cão policial nas ações e operações da PMES”, ministrada pelo capitão da PMSP, Juliano Cesar Sírio.

Sobre o curso

O curso de Cinotecnia tem por objetivo capacitar o aluno para a prática do adestramento e condução de cães de trabalho nas ações e operações para as quais forem demandados.

No seu arcabouço teórico e prático de 320 horas/aulas existem disciplinas como “Comportamento animal aplicado ao treinamento canino” e “Métodos e técnicas de adestramento”, as quais juntas possibilitam o aluno a entender as atitudes de seu cão e aplicar o método ou técnica de adestramento mais eficaz para o objetivo por ele traçado.

No módulo de “Operações com cães” estão incluídas as disciplinas “Rastreamento de pessoas com emprego de cão” e “Patrulhamento em áreas de alto risco com cães”, através das quais o aluno será capacitado para o emprego efetivo do cão no terreno, seja aglomerado urbano ou regiões de mata.

O Batalhão de Ações com Cães, unidade detentora da doutrina e responsável pela capacitação, avaliação e execução da atividade com cães na Polícia Militar, prioriza a instrução e profissionalização daqueles que fazem a segurança pública, preparando e capacitando policiais militares da PMES, de coirmãs e de outras instituições para a compreensão do cão como instrumento de suplementação da atividade policial.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard