07/08/2023 17h51

Batalhão de Ações com Cães comemora seu aniversário – 35 anos de História Cinotécnica

Na manhã desta segunda-feira (07) ocorreu na sede do Batalhão de Ações com Cães (BAC), em Vitória, a solenidade alusiva em comemoração aos 35 anos de história Cinotécnica.

Desde a sua fundação, o BAC tem desempenhado um papel vital nas operações de segurança e proteção, trazendo a inestimável contribuição dos cães para o trabalho das forças de segurança. Com uma equipe de treinadores e cães altamente habilidosos, o BAC demonstra a cada dia a importância de sua presença nas atividades de busca, resgate, detecção e proteção.

Durante a cerimônia de aniversário, 80 pessoas entre policiais militares e autoridades civis foram agraciados com a prestigiosa Medalha de Honra ao Mérito do Cinotécnico Policial Militar Capixaba.

A honra reconhece o empenho exemplar e a dedicação inabalável dos agraciados no fortalecimento das operações cinotécnicas, que desempenham um papel crucial no trabalho das forças policiais ou que estão engajados nessa tarefa relevante e árdua.

“As Pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, com esta citação do Filosofo Grego Epicuro de Samos a cerimonia homenageou os comandantes da primeira equipe cinotécnica de 1970 a 1976. Estiveram presentes para receber a homenagem a senhora Sandra Lucia Coutinho Carvalhinho, representando o 1º comandante do Canil- capitão Djalmir Carlos Hooper Borges (in memoriam); coronel reformado Alvim Jose Costalonga, senhora Genoveva Maria Celante, filha do coronel Silvestre Ezequiel Celante (in memoriam); coronel reformado Rubens Pereira da Silva e o coronel reformado BM Elvio Silva Rebouças.

Seguindo a ordem cronológica os comandantes do canil a partir de 1994 também foram agraciados com o totem Cinotecnia Policial Militar para comemoração dos 35 anos de história.

Ainda por conta das comemorações por esse aniversario, as pessoas, entidades e empresas parceiras que estiveram e ainda estão presentes na história do BAC foram agraciados com o totem.

O cabo Max Thadeu Correa foi escolhido como destaque operacional no 1º semestre de 2023. Essa escolha é uma prova de dedicação e habilidades excepcionais do cabo Thadeu no cumprimento de suas funções dentro da unidade. O homenageado tomou posição de destaque frente as autoridades para entrega das honrarias feitas pelos senhores oficiais o subcomandante geral Robertson Wesley Monteiro Pires, o coronel Emerson Caus comandante de Polícia Ostensiva Especializada (CPOE) e o comandante do BAC o tenente coronel Alexandre Moreto Silva.

Com sua merecida passagem para a reserva remunerada o tenente Eliel Silva Nunes foi homenageado por sua notável trajetória de quase 30 anos de serviço na Policia Militar, com vários elogios em sua ficha funcional, é evidente o seu profissionalismo, abnegação, seriedade e liderança, traços que marcaram sua carreira ao longo dos anos.

Outro momento marcante da solenidade foi a homenagem ao cão Eudis por sua iminente aposentadoria. Eudis BR Caraíbas é um cão pastor Belga Malinois, chegou ao canil da PMES em 2014 e destacou-se ao longo de seus quase 11 anos de serviço como cão policial de detecção de armas e drogas. Durante sua carreira, Eudis teve um papel crucial na apreensão de várias drogas, tornando-se o cão com maior número de apreensões na história do canil.

“Agradeço a cada membro do BAC, passado e presente, por sua dedicação incansável. A presença das autoridades e convidados é um testemunho do valor que atribuem ao nosso trabalho. Com essa união de esforços, continuaremos a enfrentar desafios e a escrever novos capítulos de sucesso. Meus sinceros agradecimentos a todos por tornarem este marco tão memorável.” disse o comandante do BAC, tenente coronel Moreto.

Por fim o subcomandante geral, coronel Pires, destacou “É com grande satisfação e admiração que estou aqui para parabenizar o BAC por seus notáveis 35 anos de serviços dedicados à sociedade capixaba. Hoje, celebramos não apenas uma história de compromisso, mas também um legado de excelência em segurança pública”

Sob o lema “Inútil Fugir”, a solenidade teve seu encerramento.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br