Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizaram nesta sexta-feira (19) apreensão de pássaros da fauna silvestre brasileira.
Os policiais prosseguiram ao bairro Bandeirantes, no município de Cariacica, com a finalidade de averiguar uma denúncia a respeito de manutenção de animais silvestres em cativeiro. No local, a equipe constatou o crime ambiental ora denunciado, efetuando então a apreensão de 32 aves, dentre elas, espécies como Coleiro, Sanhaço, Trinca-ferro, Melro, Tico-tico, Sabiá, Tiziu, Galo-da-campina, Bigodinho e Gaturamo, todos mantidos em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Todo material apreendido foi conduzido ao CETRAS/IEMA, onde receberão os cuidados necessários para, posteriormente, serem devolvidos à natureza.
Foi lavrado um Termo Circunstanciado Ambiental em desfavor do proprietário dos pássaros por infringir, em tese, o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
O BPMA orienta aos cidadãos que ao tomarem conhecimento de quaisquer indícios de crimes ambientais, faça a denúncia através dos meios oficiais para esta finalidade, seja pelo telefone do disque-denúncia (181) e também o site disquedenuncia181.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br