Governo do Estado do Espírito Santo
16/09/2021 15h40

Banda de Música da PMES completa 181 anos de história

Formação atual da Banda de Música, em 2021

Inicialmente formada por músicos civis fardados, recrutados por ocasião de demanda de tocatas nas forças de segurança capixabas, é considerada a data de 13 de setembro de 1840 como o dia da criação da Banda de Música da Polícia Militar. Porém somente em 13 de julho de 1892, no governo de José Melo Carvalho Muniz Freire, a Banda de Música foi oficialmente institucionalizada, passando a compor o efetivo da força policial capixaba.  Primeiro registro da banda de Música, em 1923Primeiro registro da banda de Música, em 1923

Com 181 anos de história e uma média anual de 180 apresentações, a Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo, possui dois LPs e um compacto gravados na década de 80 e quatro CDs de músicas populares, jazz, folclore capixaba e clássicos de natal. O último foi um CD duplo gravado em parceria com a Banda do 38º BI (Exército Brasileiro), com músicas clássicas, hinos, canções e dobrados militares.

Tão antiga quanto a própria instituição, durante sua existência, atravessou gerações, culturas e fronteiras tornando-se para a sociedade um referencial da cultura capixaba, sendo reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo, em 07 de abril de 2004.

Além de desenvolver suas atividades típicas militares, a Banda de Música realiza concertos sinfônicos em teatros, praças públicas, desfiles cívicos, shows com artistas locais nacionais e internacionais, bem como outras audições em todo o Estado, promovendo e valorizando a cultura e a interação social.  Projeto Banda JúniorProjeto Banda Júnior

A Banda de Música também investe em ações proativas com intervenções precoces junto a crianças, adolescentes e jovens da Região Metropolitana da Grande Vitória, com a realização de projetos que corroboram para a inclusão e a humanização da imagem da Polícia Militar. É o projeto Sociocultural “Banda Junior” que existe desde 16/06/1998 e que venceu o Prêmio INOVES promovido pelo Governo do Estado em 2009.

Em 2008, a banda foi além das fronteiras do Estado, indo apresentar-se em Liverpool - Inglaterra, com a banda Club Big Beatles, onde mostrou um pouco da música brasileira para milhares de ingleses e turistas de todo o mundo que estiveram presentes neste evento.

Atualmente a Banda de Música está diretamente ligada a Diretoria de Comunicação Social da PMES, tendo como comandante o tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard