Governo do Estado do Espírito Santo
23/01/2020 10h50

Balanço do BPTran registra mais de 28 mil autos de infração de trânsito em 2019

O Batalhão de Polícia de Trânsito divulgou os indicadores operacionais do ano de 2019, com base nas diversas atividades desenvolvidas no período. A área de atuação da Unidade abrange os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Nesses municípios foram atendidas 18.534 ocorrências de trânsito, sendo 5.324 com vítimas e 13.210 sem vítimas. Além disso, foram registrados 28.653 autos de infração de trânsito, aplicadas medidas administrativas de recolhimento de 2.486 CNH’s e remoção de 3.576 veículos irregulares em circulação.

Em relação às fiscalizações, foram executadas 724 ao longo do ano, em locais e horários de maior registro de acidentes e infrações de trânsito, além do apoio às Unidades operacionais da Região Metropolitana da Grande Vitória, em operações de saturação de área. As ações resultaram em 34.430 veículos abordados, com destaque para a realização de 1.760 notificações relacionadas à embriaguez ao volante e 2.392 notificações para condutores não habilitados. Vale destacar que tais infrações estão diretamente ligadas ao acidente de trânsito, que levam muitas pessoas a óbito. Destarte, as ações do BPTran são de suma importância, pois sua missão institucional é promover um trânsito mais seguro e zelar pela vida nas vias públicas de sua circunscrição .

Com essas ações, o BPTran também auxilia no contexto da segurança pública, já que as abordagens realizadas pelas equipes não se restringem apenas as questões de trânsito. Durante uma blitz também são realizadas buscas pessoais e veiculares. Foram 16 veículos recuperados com restrição de furto/roubo, 418 pessoas detidas, das quais 18 com mandado de prisão em aberto, apreendidas seis armas de fogo, 65 munições e 160 unidades de entorpecentes.

Os resultados alcançados, segundo o subcomandante do BPTran, major Anderson Scotá Moreira “refletem o planejamento criterioso, o esforço, a dedicação e o empenho dos nobres policiais militares que servem nesta importante Unidade Especializada da Polícia Militar. São profissionais capacitados tecnicamente em trânsito e que desempenham suas funções num elevado padrão de excelência.”  

O oficial informou também que “para o ano em curso, com o mesmo efetivo à disposição, a tendência é que os resultados sejam ainda mais significativos, uma vez que o BPTran, via convênio com o Detran/ES, investiu em inovação tecnológica, com a aquisição de etilômetros passivos, radares móveis, leitores OCR e software de talonário eletrônico. Tudo isso para dar agilidade e otimizar o emprego operacional”.  

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard