14/03/2023 16h51 - Atualizado em 14/03/2023 16h52

BAC ministra Curso de Condutores de Cães Policiais para a PM da Bahia

Nesta segunda-feira (13), teve início um evento que projeta a PMES no cenário nacional da técnica de ações com cães policiais. Trata-se do Curso de Condutores de Cães Policiais, promovido pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Espírito Santo e ministrado na sede do 8° Batalhão da Polícia Militar da Bahia (Porto Seguro), demonstrando a estreita parceria existente entre as coirmãs no ramo da cinotecnia.

A aula inaugural, ministrada pelo major José Antônio Cardoso Lopes, instrutor-chefe do curso, foi marcada pela presença do tenente-coronel Alexandre Costa, comandante do 8° BPM, e do tenente-coronel Roque, comandante do 6° GBM, elevando ainda mais a importância do evento.

Ao todo, o curso conta com as participações de 24 policiais militares discentes, dentre os quais, representantes de diversas Unidades da PMBA: 8° BPM, 7ª CIPM, 33ª CIPM, 8ª CIPM, 63ª CIPM, 15° BPM, 14° BPM e CIPRv.

Para o comandante do BAC da PMES, tenente-coronel Alexandre Moreto da Silva, o evento alcança grande importância à medida que possibilita a difusão da doutrina de ações com cães da PMES para outras unidades da federação, consolidando assim uma posição de destaque para a atividade no cenário nacional. “A PMES encontra-se em avançado estágio de conhecimento no ramo de ações com cães, e está apta a contribuir, sempre que instada, na formação e aperfeiçoamento de integrantes de coirmãs ou órgãos vinculados ao sistema de segurança pública”.

"Estamos felizes pela oportunidade de podermos sediar um evento como esse. Gostaria de agradecer aos coronéis Paulo Coutinho e Douglas Caus, comandantes-gerais da PMBA e da PMES, respectivamente, pela confiança e total apoio na realização desse projeto", declarou o tenente-coronel Alexandre Costa, comandante do 8° Batalhão da PMBA.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou a relevância do curso ao disseminar a doutrina capixaba na PM da Bahia. “O intercâmbio no campo do conhecimento entre as Polícias Militares, especialmente no emprego do cão na atividade operacional, seja para localizar entorpecentes, armas, foragidos ou desaparecidos, aumenta a eficiência das apreensões, que bateram recordes nos últimos tempos. Com a realização do curso ganha a PMES, ganha a PMBA, e consequentemente a população dos dois estados”, finalizou.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br