Nessa terça-feira (04), o Batalhão de Ações com Cães (BAC) participou da Operação Força e Presença, atuando na área do 1º BPM, no bairro Inhanguetá, município de Vitória e no bairro Divino Espírito Santo, município de Vila Velha, área de atuação do 4º Batalhão. Na ação foram apreendidas armas, drogas e munições.
Em Vitória, a operação ocorreu na localidade conhecida como “Novo Loteamento”. Durante o patrulhamento, foram empregados os semoventes Pajé, Hans e Nix, que lograram êxito ao indicar dois pontos distintos onde foram localizados dois carregadores de munição calibre 22; 43 munições de diferentes calibres; uma espingarda calibre 12; uma espingarda calibre 22 LR; sete papelotes de cocaína; sete unidades de haxixe e dois aparelhos celulares.
A operação contou com o emprego de dez militares, entre eles militares da Patrulha da 2ª Cia do 1º BPM, e com o apoio técnico dos cães Pajé, Nix, Uthara e Hans.
Já em Vila Velha, a operação foi na localidade conhecida como “Beco da Lica”. Durante o patrulhamento foi empregada a cadela de faro Fúria, que indicou um ponto de interesse, onde foram localizados cinco tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 5,22 kg; 100g de skank;13 comprimidos de ecstasy e duas balanças de precisão.
A operação contou com o efetivo de seis militares, e com o emprego técnico dos cães Fúria e Quênia.
Os materiais apreendidos foram encaminhados para o plantão policial de cada localidade para o registro dos fatos.
A ação reforça a eficiência do emprego dos cães especialistas no faro de drogas e armas, demonstrando o papel essencial do Batalhão de Ações com Cães no apoio às unidades operacionais da Polícia Militar do Espírito Santo, e como ferramenta essencial para o combate ao tráfico de drogas.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo da PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br