Governo do Estado do Espírito Santo
25/11/2022 15h15 - Atualizado em 29/11/2022 17h04

BAC forma terceira turma de Condutores de Cães Policiais

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), a formatura do 3º Curso de Condutor de Cães Policiais (CPP), ministrada pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC).

 

O curso tem por objetivo formar mais policiais militares para atuação no projeto K-9, que é uma modalidade de policiamento ostensivo e se traduz em levar a atividade com cães às Unidades Operacionais com responsabilidade de área, através da implantação de binômios (homem-cão) no efetivo dos Batalhões e Cias Independentes da Polícia Militar.

Nessa terceira turma do CPP participaram 26 militares estaduais, um militar da coirmã Polícia Militar da Bahia, um policial civil do Espírito Santo e um policial penal da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), totalizando 29 formandos, em três semanas de curso.

 

Os concludentes do III Curso de Condutor de Cães Policiais entraram no evento entoando a canção “Fibra de Herói” e se posicionaram de frente as autoridades militares e civis. O tenente-coronel Marcelo Tavares de Souza, comandante do BAC, enfatizou que está em atuação no projeto K-9 mais de 100 policiais militares e que no ano de 2021 somaram a apreensão de 105 armas de fogo (pistolas, revólveres, escopetas, submetralhadoras), 2.683 munições e vasta quantidade de entorpecentes.

 

“Com o projeto K-9 podemos mensurar a potencialidade do semovente no trabalho policial e sua ampliação garante ação ininterrupta dessas ações. Dessa forma ganha a PMES e também a população capixaba”, disse o comandante do BAC, tenente-coronel Tavares.

 

Na ocasião, os formandos realizaram uma apresentação simulando o empenho do cão Ajax e seu condutor, durante a busca em bagagens. Esse tipo de busca é normalmente utilizado em situações envolvendo ônibus para viagens ou porta-malas de veículos com muitas bolsas ou malas. A indicação ocorre quando o cão detecta o odor da droga ou arma. Em seguida a equipe do BAC fez uma simulação do empenho do cão Shark em ocorrência, onde indivíduo se encontra descontrolado e recalcitrante. Essa modalidade de empenho do binômio cinotécnico de intervenção está em treinamento no BAC e surge como mais uma ferramenta à disposição do comandante na gestão das ocorrências de alta complexidade para operar em conjunto com as alternativas táticas já existentes.

 

Os padrinhos e madrinhas dos formandos entregaram os certificados e listéis do curso e a solenidade foi encerrada com o tradicional fora de forma dos novos patrulheiros K-9: “Inútil Fugir”.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel RUBENS HAMMER
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard