Governo do Estado do Espírito Santo
22/09/2025 15h21 - Atualizado em 22/09/2025 15h22

Aula inaugural marca início do IX Curso de Ações Táticas Especiais (CATE)

Na manhã desta segunda-feira (22), foi realizada na Academia de Polícia Militar (APM) a aula inaugural do IX Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), dando início à formação de 30 alunos que almejam integrar o seleto grupo de operadores especiais da Polícia Militar do Espírito Santo.

A solenidade contou com a presença do comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME), Ten Cel Rafael Fernando de Carvalho, da comandante da APM, Ten Cel Adriana Bravim, além de demais autoridades militares e representantes civis. A aula foi ministrada pelo Ten Cel André Pratti Lemos, que abordou o tema “Terrorismo”, trazendo uma análise histórica da evolução dessa ameaça ao longo do tempo, até os desafios atuais enfrentados em diferentes partes do mundo.

No decorrer da exposição, também foram ressaltados os avanços conquistados pela PMES nos últimos anos em relação ao aparato bélico e aos recursos tecnológicos voltados para o enfrentamento de situações de alto risco. A mensagem central deixou claro que, diante de ameaças complexas, a formação especializada e o constante aprimoramento da tropa são fatores decisivos para a preservação da ordem e da vida.

O IX CATE representa mais uma etapa fundamental na preparação de novos operadores especiais, que em breve estarão prontos para atuar nas missões mais desafiadoras da instituição. A capacitação técnica e operacional oferecida pelo curso reforça o compromisso da Polícia Militar do Espírito Santo com a excelência no treinamento contínuo, assegurando serviços de qualidade à sociedade capixaba e valorizando o papel essencial desempenhado pelo BME.

Informações à imprensa:


Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard