Em março, mês da conscientização contra a prática de Bullying nas escolas do Espírito Santo, a Patrulha Escolar atuou de forma intensa nas unidades de ensino ministrando palestras sobre o combate à prática desse tipo de violência.
Segundo o capitão Eliandro, comandante da Companhia Especializada de Polícia Escolar (Cepe), foram realizadas mais de 25 palestras alcançando cerca de 19.000 alunos. Ele enfatiza que no mês de abril serão realizadas ainda mais palestras, já que no dia 07 é o Dia Nacional de Combate ao Bullying.
“O tema não recebe a devida importância e em muitos casos é negligenciado, sendo considerado brincadeiras de mau gosto nas escolas”, avaliou.
Ainda de acordo com o oficial, as consequências do Bullying são mais sérias do que se imagina, pois por mais que muitos consigam superar as agressões morais praticadas pelos colegas de sala, existem aqueles que não suportam o trauma provocado e as consequências podem ser diversas.
“Quando, por exemplo, são noticiados casos de massacres praticados em escolas, muitos não sabem que mais de 80% desses eventos são provocados por ex-alunos que sofreram Bullying durante a vida estudantil e por não superar o que passou retornam ao espaço escolar para ‘se vingar’”, alertou.
Saiba mais
A Patrulha Escolar é uma equipe pertencente à Companhia Especializada de Polícia Escolar que tem como principal atividade a aproximação e a interação com as escolas, auxiliando na resolução dos mais variados problemas relacionados a atos infracionais cometidos por alunos, bem como desenvolve um trabalho motivacional através de palestras sobre diversos temas tais como: combate ao Bullying, Violência Doméstica e Familiar, Combate às Drogas, entre outros.
A CEPE é a Unidade da Polícia Militar que cuida das escolas capixabas e pode ter seu atendimento solicitado através do e-mail patrulhaescolar@sedu.es.gov.br ou pelo telefone 27 3636 7798.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br