Na manhã desta quinta-feira (13) foi realizada no Auditório “Al Of Emerson da Silva Aguiar”, da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, reunião de apresentação do Plano de Estágio Supervisionado do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e do Curso de Formação de Soldados (CFSd), para a Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP) e para o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM). Na ocasião, estavam presentes os senhores: coronel Alessandro Marin, diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Laurismar Tomazeli, comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), e tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, comandante da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo(APM/ES).
O estágio operacional supervisionado do CFO/1 tem data prevista para início no dia 21 de junho de 2021, possuindo carga horária de 80 horas, sendo parte integrante da malha curricular do Curso de Formação dos Oficiais. No primeiro ano, os alunos oficiais executam funções operacionais com objetivo de aprender e compreender o funcionamento das atividades operacionais da PMES.
Já o estágio operacional do CFSd tem data provável de início no dia 20 de setembro de 2021, com destaque para a carga horária de 360 horas, a maior já realizada até hoje. O objetivo é dar oportunidade para que os futuros profissionais da segurança pública possam empregar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso em atividades práticas das mais diversas modalidades de policiamento ostensivo, porém ainda sob a supervisão de policiais experientes da corporação.
O emprego dos alunos oficiais e alunos soldados será coordenado pela recém-criada Companhia Escolar Operacional (CEOp). Ela surgiu com o objetivo de aperfeiçoar e simplificar o emprego operacional dos discentes da Academia de Polícia nos serviços internos e externos. Com o apoio das unidades do CPOM, a CEOp irá suplementar o policiamento ordinário realizado pela Polícia Militar na região da Grande Vitória. Neste período de pandemia, quando a população sofre tantos males das mais diversas formas, a aplicação dos discentes no policiamento ordinário será muito mais que uma atividade acadêmica, também será um acréscimo de segurança e tranquilidade para sociedade capixaba e uma experiência ímpar para os discentes.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br