13/09/2019 10h27

Alunos do Proerd realizam visita ao pelotão da Polícia Militar em Apiacá

Na manhã desta quinta-feira (12), os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria de Lourdes Alves realizaram uma visita ao 4º Pelotão da 15ª Companhia Independente, localizado no município de Apiacá.

O Proerd está sendo aplicado aos 63 discentes desde junho de 2019 e como forma de encerrar a aplicação do programa no município apiacaense, os jovens realizaram uma visita ao Pelotão da Polícia Militar e foram recebidos pelo Instrutor Proerd, sargento Moisés de Paula da Silva.

Na oportunidade, os alunos, acompanhados por suas professoras Inez Virgínia dos Santos e Fabíola Pimentel, pela diretora da escola, Léia Eid Imad Roza e pelo secretário Municipal de Educação, Salatiel Elias de Oliveira, puderam conhecer a estrutura da instituição policial militar e um pouco da rotina dos militares que trabalham no município.

Todos os visitantes ficaram muito empolgados com a experiência, lancharam e participaram do sorteio de brindes.

O Proerd tem como principal objetivo prevenir e reduzir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem os malefícios do uso dessas substâncias, resistirem às pressões e à influência para usá-las. Além de estabelecer uma relação de confiança entre Polícia Militar e o estudante-cidadão.

O sargento Moisés, que é instrutor e do Proerd e pós-graduado em Política e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ressalta que a prevenção primária ao uso abusivo de drogas é indubitavelmente positiva do ponto de vista da eficácia e perenidade de seus resultados. “Além disso, algumas pesquisas revelam que o gasto com prevenção é 10 vezes menor que o custo com o tratamento do dependente de drogas”, completou.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA