Governo do Estado do Espírito Santo
23/11/2018 15h15

Alunos do curso de Analista de Inteligência apresentam estudo de conclusão de curso

Na manhã desta sexta-feira (23) os agentes integrantes do 1º Curso de Analista com Ênfase em Análise Criminal (CAINT) apresentaram aos instrutores das disciplinas ministradas o estudo avaliativo que é requisitado para a conclusão do curso.

Os 24 agentes de inteligência, entre eles representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e um inspetor penitenciário da Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo (Sejus), utilizaram os conhecimentos obtidos nas disciplinas teóricas e práticas para confeccionarem uma análise das apreensões de arma de fogo na região metropolitana do estado nos anos de 2016 e 2017.

Nas aulas foram abordadas as aplicações das principais teorias criminológicas aos dados disponíveis aos agentes, que aprenderam técnicas de análise descritiva e qualitativa e a interpretar os dados a partir do Policiamento Orientado ao Problema para a formulação de soluções possíveis aos problemas diagnosticados.

O chefe da Seção de Análise Criminal do Centro de Inteligência da PMESP e instrutor de Análise Criminal, capitão Rodrigues, destacou que “o curso agregou muito porque maximizou as capacidades dos homens e das mulheres que exercem a atividade de inteligência no Estado do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Do ponto de vista da efetividade do trabalho policial, os laços necessários para integração das Unidades Federativas foram fortalecidos. Por isso, deixo meu muito obrigado a todos integrantes da DINT pela dedicação e pelo cuidado com todos os detalhes desse excelente curso”.

Para o analista da Agência de Inteligência do 32º BPM (Macaé) da PMERJ, sargento Wenderson, “o curso cumpriu com o que fora proposto; os docentes nos passaram com maestria os ensinamentos e o conhecimento que fora proposto. Sinto-me realizado e honrado em ter participado desse momento na história da DINT e de seus diretores”.

O Diretor de Inteligência, coronel Douglas Caus, participou do encerramento do curso que ocorreu na Academia de Polícia Militar, entregando o certificado aos 24 alunos do curso.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard