Na manhã dessa segunda-feira (05), os discentes do Curso de Formação de Oficiais iniciaram uma ação de doação de sangue voluntária, levando 56 alunos do CFO-1 ao HEMOES.
Este nobre ato marcou o encerramento do 1° ano letivo do referido curso.
Ao longo da pandemia COVID-19, apesar da mobilidade limitada e outros desafios, doadores de sangue em muitos países continuam a doar sangue e plasma para pacientes que necessitados de transfusão. Este esforço durante um momento de crise destaca o papel crucial de doadores de sangue voluntários, na garantia de um suprimento de sangue seguro e suficiente em tempos normais e de emergência.
Os requisitos para doação são simples: ter entre 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, não estar de jejum e não ter apresentado alguns tipos de doenças nos dias que antecedem a doação.
Importante salientar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a reposição de sangue ocorre momentos após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.
No Brasil apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria pelo menos 5%.
A Polícia Militar apoia esta ação que salva milhares de vidas.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br