Governo do Estado do Espírito Santo
25/06/2021 16h09 - Atualizado em 25/06/2021 16h13

Alunos do CFO 1 completam primeira semana do Estágio Profissional Supervisionado

Completa nesta sexta-feira (25) o quinto dia de emprego dos alunos-oficiais da PMES no Estágio Profissional Supervisionado (EPS). Atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso lança diariamente dois turnos de alunos totalizando 54 discentes em atuação nas principais áreas comerciais da Grande Vitória. Ao todo, serão 12 dias de empenho, totalizando a carga horária de 88h. Os alunos foram divididos em duas equipes com 27 militares cada, em dois turnos: 7h às 15h e 14h às 22h.

Os alunos supervisionados por oficiais a serviço da Companhia Escolar Operacional (CEOp) e no primeiro anos estão empregados nas atividades de policiamento comunitário ostensivo à pé. Passo inicial do processo capacitação em direção as funções de comandamento previstas para os demais momentos do curso.

Cumprindo Diretriz de Ensino nº 02/2021 publicada pelo Comando Geral da PMES, o estágio teve início na última segunda-feira (21) e irá durar até o fim da próxima semana. Esse estágio do CFO 1 PMES marcou a instalação da CEOp em solenidade que contou com a participação do Alto Comando da Corporação e dos oficiais e praças da APM/ES.

Os municípios e bairros atendidos ao longo desse estágio serão:

Vitória - área do 1º BPM (dias 21/06 e 02/07), bairros: Centro e Praia do Canto.

Vitória - área da 12ª Cia Independente (dias 24 e 28/06), bairros: Jardim Camburi, Goiabeiras, República, Jardim da Penha e Mata da Praia.

Vila Velha - área do 4º BPM (dias 22/06 e 01/07), bairros: Centro, Glória, Praia da Costa, Praia da Costa e Praia de Itaparica.

Serra - área do 6º BPM (dias 23 e 30/06), bairro: Parque Residencial Laranjeiras.

Cariacica - área do 7º BPM (dias 25 e 29/06), bairro: Campo Grande.

Também é previsto a atuação em conjunto com o Batalhão de Trânsito da PMES em blitzes a serem realizadas em Vitória e Vila Velha, com pontos nas principais áreas de circulação desses dois municípios.

Foram empenhados no estágio somente os discentes com a carga horária completa e aprovação nas disciplinas de Policiamento Ostensivo Geral e nas disciplinas Uso da força e arma de fogo. Além disso, os alunos empregados como motoristas passaram por instrução prática de condução de veículos de emergência e todos os discentes foram capacitados para a lavratura de termo circunstancia do de ocorrência.

O diferencial desse estágio em comparação com os realizados anteriormente é a supervisão, que a partir de agora passa a ser exercida por oficiais lotados na CEOp, braço operacional da Academia de Policia Militar. Desonerando os batalhões de área dos trabalhos de supervisão e aprimorando a ação de acompanhamento do desempenho dos discentes.

Outro ponto importante a ser destacado é o aprimoramento no processo de avaliação dos alunos, visto que o estágio é item obrigatório na grade, servindo para aferir a aptidão do discente ao serviço operacional. Para isso, ao término de cada dia são preenchidas fichas de avaliação individual pelos tenentes supervisores, contendo as anotações positivas e negativas de cada estagiário.

Isso somente foi possível em razão dos investimentos do Comando Geral da Corporação na aquisição de armamentos, equipamentos e viaturas para uso nas ações de estágio operacional dos cursos de realizados na APM/ES. A instalação da Companhia Escolar Operacional e o início do EPS do CFO 1 marcam o aumento dos alunos em formação nas ações operacionais externas.

As experiências observadas no estágio dos alunos oficiais servirão de base, podendo ser replicadas também no Estágio Profissional Supervisionado alunos do Curso de Formação de Soldados, este com duração de 62 dias e com previsão de início em 20 de setembro e término em 21 de novembro de 2021.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard