Governo do Estado do Espírito Santo
16/08/2018 17h19 - Atualizado em 16/08/2018 17h24

Ação da PM no Morro do Macaco resulta na apreensão de drogas e duas armas calibre 12

Uma ação da Polícia Militar no Morro do Macaco, em Vitória, na manhã desta quinta-feira (16), resultou na apreensão de duas armas longas de uso restrito (calibre 12) e diversos entorpecentes. O sucesso da ocorrência envolveu uma atuação conjunta entre policiais militares do 1º Batalhão e equipes da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc), além do apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer).

Por volta das 10 horas, uma equipe do motopatrulhamento tático do 1º Batalhão, em serviço na região do Morro do Macaco, visualizou quatro homens em atitude suspeita. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos correram para a parte alta do morro, adentrando a mata fechada, um local de difícil acesso. Na fuga, eles dispensaram uma sacola contendo dinheiro, 30 buchas de maconha, seis pinos de cocaína, 16 pedras de crack e fogos de artifício.     Arma e drogas apreendidas na segunda etapa da ocorrência no Morro do MacacoArma e drogas apreendidas na segunda etapa da ocorrência no Morro do Macaco

Após recolher o material, os militares – em conduta de patrulha – adentraram a mata com o intuito de encontrar os suspeitos. Mais a frente, a guarnição visualizou um homem empunhando uma arma longa, calibre 12. Após dar a voz de abordagem e agir dentro da técnica, os militares detiveram o suspeito e apreenderam a arma. Além disso, apreenderam com ele 33 munições calibre 12, um rádio-comunicador e mais drogas. Através desse rádio, a equipe ouviu que outros criminosos estariam adentrando a mata para emboscar os militares que estavam com o detido. Nesse momento, foi solicitado o apoio aéreo do NOTAer e demais viaturas do 1ºBPM para promover a segurança dos policiais na descida do morro.   

Hárpia e cães em apoio

Como o local era de difícil acesso e no interior da mata havia vários resquícios de entorpecentes, foi solicitado o apoio dos cães do Cioc, para realizar buscas mais aprofundadas no local. Este apoio resultou na apreensão de mais 32 buchas de maconha, 10 munições calibre 12 intactas, cinco recipientes de material para o preparo de drogas e mais um armamento calibre 12, de fabricação brasileira e com a numeração raspada. As equipes tiveram êxito em encaminhar o detido ao plantão policial local, juntamente com o material apreendido nas duas etapas da ação.  Os policiais militares do 1ºBPM contaram com o apoio da aeronave e dos cães da PM durante a operação Os policiais militares do 1ºBPM contaram com o apoio da aeronave e dos cães da PM durante a operação

Para a comandante de policiamento do 1º BPM, tenente Karina de Jesus Bortoluzzi, a atuação dos policiais militares foi altamente eficiente e dentro da técnica, uma vez que estiveram de frente a um criminoso portando um armamento pesado e, ainda sim, conduziram a ocorrência da melhor forma, realizando a captura do indivíduo sem precisar realizar nenhum disparo.

“O criminoso estava com uma calibre 12 na mão, carregada com sete munições, sendo que uma estava na câmara pronta para disparo. E ainda estava com mais de 20 munições na bolsa. Importante ressaltar que esse homem já havia sido abordado no dia anterior, mas nada foi encontrado com ele naquela ocasião. O tirocínio policial e a conduta de atuação das equipes foram cruciais para o sucesso desta ocorrência. Agradecer o apoio do NOTAer e também do Cioc, que contribuíram para a segurança dos militares durante a ocorrência e para a localização de mais materiais ilícitos”, opinou.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard