14/08/2019 14h34 - Atualizado em 14/08/2019 14h36

Academia de Polícia Militar recebe visita de secretários de Estado

Na manhã desta quarta-feira (14), a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES) recebeu a visita do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cezário de Sá e da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano Machado.

Acompanhados do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, do subcomandante da PMES, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis e do diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Marcio Celante Weolffel, os secretários de estado participaram de uma palestra no auditório e puderam conhecer as instalações físicas da APM/ES.

Durante a palestra, o capitão Rossetto apresentou um histórico da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo e falou sobre o ensino na PMES, apontando os cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento desenvolvidos da APM/ES. Ao fim de sua fala, o capitão Rossetto fez uma breve apresentação da estrutura física da APM/ES.

A palestra continuou com as falas da major Emília e do major Silvagner, que representando a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, apresentaram a estreita relação entre o ensino policial militar e os direitos humanos por meio da exposição de documentos de referência utilizados na elaboração das grades curriculares dos cursos da PMES (Matriz curricular da SENASP, Plano Estratégico da PMES e as Linhas de Pesquisa e Temas de Interesse na PMES).

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, agradeceu pela recepção e destacou a importância de se conhecer os eixos temáticos utilizados no ensino policial militar e citou a importância de se desenvolver um trabalho em conjunto entre os setores, a fim de se estreitar laços. Salientou ainda que o alinhamento da segurança pública aos Direitos Humanos produz uma sociedade pacífica.

Em sua fala, o coronel Barreto, agradeceu a presença dos secretários de Estado na visita e salientou que essa proximidade possibilita uma quebra de paradigmas, haja vista que o cumprimento da missão constitucional por parte da Polícia Militar não a afasta a garantia dos Direitos Humanos. O comandante-geral apontou ainda a importância de se garantir os Direitos Humanos inclusive dentro da Instituição e que neste sentido há um grande esforço por parte do Alto Comando na valorização do policial militar.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Antônio Roberto Cezário de Sá, agradeceu pela visita e destacou a importância do ensino policial militar, salientando o grande esforço por parte da PMES com a qualificação e certificação de seus cursos.

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA