Governo do Estado do Espírito Santo
14/05/2022 15h33 - Atualizado em 14/05/2022 15h36

Academia da PMES recebe alunos de Direito da UNESC para uma visita monitorada

Na ultima sexta-feira (13), alunos do curso de Direito do Centro Universitário do Espírito Santo, Campus Serra (UNESC), realizaram uma visita monitorada à Academia de Polícia Militar do Espírito Santo – APM/ES, com o intuito de conhecerem a história do ensino no âmbito da PMES.

A visita foi organizada pelos alunos oficiais do 2º ano - CFO II, e teve como objetivo apresentar aos 81 alunos de Direito da UNESC a história do ensino na PMES. Hoje a APM/ES é reconhecida como Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Durante a visita conheceram a rotina da Academia, assistiram a tradicional Formatura Geral na APM e o desfile da tropa formada por alunos oficiais e alunos soldados em continência ao Comandante da APM. Também participaram de palestras realizadas pelos alunos oficiais do 2º ano, onde ficaram sabendo sobre os cursos de formação, habilitação e aperfeiçoamento, como ingressar na instituição, estrutura curricular dos cursos e o processo de reconhecimento da APM/ES como Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da PMES.

A aluna Maria de Moraes Batista, do 10º período do Curso de Direito da UNESC disse que: “a visita hoje é de extrema importância. A gente vê como que é a realidade da Polícia no Espírito Santo, a forma como somos atendidos aqui, uma equipe de alta disciplina e respeito. Para mim foi uma experiência muito especial, agente consegue ter mais respeito à farda, ao policial, porque eles representam realmente o Estado do Espírito Santo, representam a população. Então eu acho que essa visita foi fundamental até como experiência pessoal para termos a visão que a polícia é muito mais do que questão social, mas também de respeito ao próximo.”

“A visita na academia de Polícia Militar acrescentou para mim uma quebra de paradigmas e um conhecimento aprofundado no que representa a Polícia Militar do Estado, porque tem um conceito que as pessoas não buscam com profundidade, e para mim foi muito importante estar aqui conhecendo como funciona e tendo também uma visão mais humana da polícia, também como eu disse um conceito mais profundo uma visão mais humana e podendo conhecer como tudo isso funciona deve ser até de firmamento como possível possibilidade de no futuro, como um aluno de Direito, de podermos estar prestando concurso público para a Polícia Militar.”, Disse Matheus Belmiro Soares, aluno de Direito da UNESC no 1º período.

A Academia da Policia Militar, que é um Centro acadêmico de nível superior, nasceu em 1924, com a criação da Companhia Escola, em 1975 foi recebeu o nome de Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em 1992, tornou-se Centro de Formação e Aperfeiçoamento e, por derradeiro, em 2016 foi alçado à condição de Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel GASTÃO DOS SANTOS ALVES JÚNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard