Governo do Estado do Espírito Santo
19/10/2020 15h56 - Atualizado em 19/10/2020 15h57

Abertura do 1º Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE

Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu a solenidade de abertura do 1º Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE, dando o início a uma série de palestras neste e nos próximos dias.

O evento ocorreu na sede do BPMA, localizado em Barcelona, município da Serra e contou com a participação do comandante de Polícia Ostensiva Especializado, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, o comandante de Polícia Ostensiva Metropolitano, coronel Alessandro Juffo Rodrigues, o diretor de Comunicação Social da PMES, coronel José Augusto Piccoli de Almeida, o diretor-adjunto da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, o tenente-coronel Anderson Loureiro Barbosa, o Promotor de Justiça do Estado do Espírito Santo e Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do MPES, o Doutor Sérgio Alves Pereira. Esteve presente também o comandante do Corpo Musical da PMES, o tenente-coronel Mus Wesley Eudes Rodrigues, além de outros Oficiais convidados e os comandantes das Unidades Especializadas.

A 1º edição do Ciclo de Qualificação e Treinamento do CPOE tem por objetivo promover uma atualização continuada no que diz respeito ao conhecimento dos Oficiais sobre as particularidades de cada Unidade Especializada, bem como compreender procedimentos adotados por algumas diretorias da instituição, como a Diretoria de Apoio Logístico, Diretoria de Finanças e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, de forma a proporcionar que esses militares tenham uma melhor visão sobre a logística e funcionamento de outros setores da PMES e, consequentemente, que os mesmos possam aplicar melhorias no desempenho administrativos e operacionais de suas equipes.

Além disso, esse ciclo de palestras também servirá fundamentalmente como plano de sugestões, troca de conhecimento e discussões visando, sobretudo, a excelência no exercício das funções dos Oficiais como difusores de conhecimento a toda tropa do CPOE, assim como para que façamos um ensaio para um futuro seminário do CPOE em breve. “Não nos custa ousar”, ditou neste sentido o coronel Pimenta no seu discurso.

As palestras ocorrerão nos dias 19, 20, 21 e 23 de outubro do presente ano. Haverá, também, no dia 05 de novembro instrução de tiro policial, na APM. Ao todo são trinta e dois Oficiais superiores, intermediários e subalternos participantes de todas as Unidades Especializadas.

Vale ressaltar, ainda, que diante do atual cenário mundial, existe a necessidade de se debater sobre temas voltados à psicologia, com entendimento do fator humano dentro da PMES. Para isto, haverá a participação da Dra. Janice do Carmo Demuner Magalhães, psicóloga e mestre em Psicologia Institucional, que palestrará no dia 23 de outubro, sexta-feira.

Por fim, em seu discurso, o coronel Carlos Ney de Souza Pimenta lembrou sobre a importância de se resgatar a cultura de Operações Especiais e capacitar tecnicamente e continuamente os policiais militares que compõem as Unidades Especializadas, tendo em vista as especificidades, peculiaridades e complexidade das missões destinadas às tropas especializadas no que tange a segurança pública no Estado do Espírito Santo.

“Sigamos no CPOE com Força na Missão e Deus no Coração”, finalizou o Cel Pimenta, em sua fala.

Informações à Imprensa:

Subseção de Jornalismo PMES:
Tels. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard