09/12/2019 10h04

8ª Companhia Independente realiza formaturas com 278 alunos do Proerd

Na noite da última quinta-feira (05) ocorreu a terceira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar, referente ao segundo semestre de 2019. Os eventos aconteceram nas Escolas EMEF Professor Ethevaldo Damázio (28/11), município de Santa Teresa, EEEFM São Luís (02/12), município de Santa Maria de Jetibá e EMEIEF Luiza Grimaldi, município de Itarana (05/12). Na ocasião participaram os alunos do 5º ano do ensino fundamental, totalizando 278 formandos que receberam o certificado de conclusão do curso.

Os eventos contaram com a participação do Comandante da 8ª Companhia Independente, Major Márcio Cunha Cabral, do instrutor do Proerd 1º Sargento Edgard Luiz Nunes, do Comandante do destacamento de Itarana 2º Sargento Rian Cesar Pagel, da promotora de justiça de Itarana, Drª Vera Lúcia Murta Miranda, do promotor de justiça da Santa Teresa, Drº Devair Pereira, do vice-prefeito de Santa Teresa, Cesar Simonassi, da vice-prefeita de Itarana Leonila Fiorotti Galazi, diretores e funcionários das escolas participantes, professoras dos 5º anos, representantes das secretarias de educação, pais de alunos e a comunidade local.

O Proerd é a versão Brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos da educação infantil, do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, além de seus pais.

“Sabemos da importância do Proerd,  pois auxilia as famílias a orientar as crianças sobre a questão das drogas que traz sérios problemas para o meio familiar e social. As lições ensinadas através do programa, contribuiu para tornar a Unidade de Ensino EMEF Professor Ethevaldo Damázio cada vez melhor e esse conhecimento será para a vida inteira dos nossos estudantes”. Destacou a diretora da instituição Leodete Aparecida Sipolatti Loss.

“Fizemos várias atividades no livro do estudante a respeito das doenças causados pelas drogas em nosso corpo, principalmente os efeitos dos cigarros e bebidas alcoólicas. Conversamos ainda sobre situações de riscos, a pressão das pessoas e dos colegas, sinais de tensão, efeitos do Bullying na escola, modo de comunicação confiante e outros temas. Enfim, espero ajudar minha família e outras pessoas com essas informações tão importantes para nós alunos”. Enfatizou a aluna da EMEF Professor Ethevaldo Damázio, Karoline Walgner Catttafesta.

“A Escola tem papel fundamental nesse trabalho de prevenção e combate as drogas e violência, que deve ocorrer no dia a dia, em parceria com as famílias. E a orientação para a prática dos valores humanos vem sendo intensificada, conduzindo o aluno a perceber a importância do respeito para uma convivência harmoniosa”. Afirmou a pedagoga da Instituição EEEFM São Luís, Valdirene Mageski Cordeiro Magri.

“O programa do Proerd veio realizar um sonho que muito tempo desejávamos, porque conhecemos o seu valor devido a sua credibilidade perante a família, a escola e os órgãos públicos. Abordando temas em relação a prevenção das drogas e também da violência. Assim a EMEIEF Luiza Grimaldi Abriu as portas para desenvolver este grandioso programa, onde foi realizado várias atividades para que o aluno saiba resistir e dizer não as drogas e a violência. Portanto é através da educação que fazemos nossos alunos serem pessoas do bem, preparando-os para escolhas seguras e com responsabilidade. Uma das atividades do programa é que nos faz refletir sobre a importância da família, escola e comunidade”. Relatou a professora Edna Ferreira da Silva.

“A escola é parte da sociedade, por isso a importância de desenvolvermos tal assunto neste ambiente, tendo como objetivo fazê-los refletir sobre as drogas e violência, de forma que fortaleçamos os comportamentos que irão auxiliar suas decisões futuras sobre o tema. Sempre mostrando que prevenção é o caminho necessário para se coibir o consumo de drogas. Observamos a eficácia na parceria entre as instituições que vem garantindo uma sociedade melhor por meio da educação e prevenção dentro do ambiente de ensino. Os alunos são um canal importante para que as orientações e informações cheguem até seus familiares. A Polícia Militar está preparada para contribuir com a educação”. Declarou o 1º Sargento instrutor do Proerd Edgard Luiz Nunes.

“Devemos trabalhar o tema numa vertente que auxilie nossas instituições, pois nossas crianças estão vivendo em uma sociedade em que as drogas estão presentes no dia a dia. Muitas vezes, por falta de informações adequadas, nossos jovens correm o risco de se tornarem parte deste ambiente contaminado pelas drogas. É necessário desenvolver este tema de forma preventiva e dentro de um ambiente apropriado para os alunos”. Confirmou o comandante da 8ª Companhia Independe Major Márcio Cunha Cabral.

As escolas que desejarem a visita de um instrutor do Proerd para avaliação do conteúdo programático do programa poderá solicitar por meio do endereço proerd@pm.es.gov.br ou envio de ofício para uma Unidade da Polícia Militar mais próximo da escola.

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA