08/04/2021 11h11 - Atualizado em 08/04/2021 11h15

6º Batalhão ganha mais um suporte no enfrentamento à criminalidade

Na manhã desta quarta-feira (07), o 6º Batalhão ganhou mais um suporte no enfrentamento à criminalidade. O cão Apollo foi reintegrado à Equipe K9 da Unidade.

O animal esteve afastado das atividades de detecção por um período, aguardando a regularização da sua situação. Mas agora com a doação do cão, realizada pelo soldado Argeu Alves da Costa Neto à PMES, e após avaliação procedida Comissão Examinadora da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) o Apollo já pode retornar ao trabalho.

“O Apollo é um cão muito especial, faz parte da minha família. Ele já conseguiu localizar drogas e armas em locais de extrema dificuldade. Hoje o Apollo está totalmente integrado à rotina operacional do 6º Batalhão e será um ganho o retorno dele”, afirmou o soldado Neto, condutor do Apollo.

O Apollo integrou o K9 desde sua gênese, sendo um dos primeiros cães a comporem as Equipes K9 de Unidades Operacionais da PMES e já participou de dezenas de apreensões de drogas. “O retorno da Equipe K9 certamente contribuirá para a melhoria das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas na circunscrição do 6º batalhão” pontuou o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Celante.

As Equipes K9 foram criadas no final do ano de 2018 e são partes de um programa coordenado pelo CPO-E, através da Cioc, que objetiva a descentralização e a ampliação do uso de binômios (homem-cão) nas ações de policiamento ostensivo desenvolvidas pela PMES. Segundo o Coronel Pimenta, comandante do CPO-E, já na próxima semana o 11º BPM, a 8ª Cia Ind e 9º Cia Ind também terão condições de reativar suas equipes K9 com o recebimento de novos cães.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA