09/09/2021 14h15

5° Batalhão realiza solenidade em comemoração ao seu 35º aniversário

Esta quinta-feira (09) foi marcada pela solenidade militar alusiva aos 35 anos de existência do 5º Batalhão, comemorado no último dia 3 de setembro.

A solenidade contou com a presença do comandante de Polícia Ostensiva Norte, coronel Oscar Paterlini Mendes, comandante do 5º BPM, tenente-coronel Cláudio Silva, do comandante do 12º BPM, tenente-coronel Joaquim Pio da Silva, do delegado-chefe da 13ª Delegacia Regional de Aracruz, Newton Abdala, e do vice-prefeito de Aracruz, Beto Vieira.

O subcomandante da Unidade, major Edsandro Vieira Crema, fez a apresentação ao coronel Paterlini, que autorizou o início da solenidade. Durante a cerimônia foi lido o histórico da Unidade e feitas às homenagens aos Destaques Operacionais e Profissionais, além da entrega de certificados e medalhas. Também foi entregue um DVD simbólico contendo a pesquisa histórica do 5º Batalhão, realizada pelo coronel RR Gelson Loiola, que será editorada em livro, feita pelo coronel Paterlini ao tenente-coronel Cláudio.

Em sua fala, o comandante do 5º BPM enfatizou a jornada à frente do comando, pontuando como legados a reestruturação do Serviço Reservado (P/2) e a intensificação das operações de saturação em áreas de alto risco, visando principalmente a redução de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio.

O vice-prefeito de Aracruz, Beto Vieira, fez uso da palavra, dando testemunho pessoal da importância do 5º BPM para tornar a cidade de Aracruz referência positiva no Norte do estado quanto à segurança pública, deixando as portas da administração municipal abertas para projetos e parcerias.

O coronel Paterlini finalizou apontando as estatísticas do 5º BPM como fundamentais para o CPON atingir as metas estabelecidas pelo Comando Geral da PMES no norte capixaba, parabenizando a todos os policiais militares do Batalhão pela dedicação e empenho prestados.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA