23/08/2021 11h37 - Atualizado em 23/08/2021 11h48

3º Batalhão realiza solenidade militar para celebrar 47º aniversário

O 3° Batalhão da Polícia Militar, com sede no município de Alegre, comemorou neste mês o 47° aniversário da instalação da Unidade. Para celebrar a data, o calendário de atividades iniciou no início do mês com um torneio de futebol, contou com uma manobra militar no Parque Nacional do Caparaó, e prosseguiu até a última sexta-feira (20), data em que foi realizada a solenidade militar em celebração ao aniversário, no pátio central da Unidade.

A solenidade militar foi abrilhantada pela Banda de Música, contou com presença autoridades civis e militares, entre elas: o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Mutz; o subcomandante do Comando de Policiamento Ostensivo Sul (CPO Sul), tenente-coronel Gastão Alves Junior; o ex-comandante-geral, coronel RR Anselmo Lima, o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Emerson Bariani; delegado Fábio, representando a Polícia Civil, além de representantes das associações militares, políticos, empresários, familiares e amigos.

Na ocasião, foram realizadas homenagens aos servidores da reserva, pelos bons serviços prestados nos últimos anos. Entrega dos certificados e premiações aos “Destaques Operacionais” do ano de 2020 e 1º e 2º trimestres/2021, finalizando com a alocução do subcomandante-geral, e do comandante do 3º Batalhão.

Manobra militar no Parque Nacional do Caparaó

Na madrugada de quarta-feira (18), O comandante da Unidade e outros 33 militares participaram de uma manobra no Parque Nacional do Caparaó, onde foram realizadas diligências nas trilhas do parque, bem como reconhecimento de área, tendo em vista que parte do parque está situado no território capixaba e a unidade possui a responsabilidade de atuação no policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública do local.

O evento contou também com a presença de uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros Militares e da equipe do 2° Pelotão da 4° Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA).

No início das atividades, os militares foram orientados sobre os protocolos de segurança para o combate da Covid - 19, assim como as normas exigidas pelo órgão gestor do parque, sendo ali alertados pelos militares do BPMA sobre importância da preservação ambiental e da conscientização dos visitantes em não deixar lixo ou provocar qualquer tipo de degradação ambiental.

Todo o exercício se deu início às 01h30min da manhã, com caminhada de 04 horas, percorrendo uma distância de 5,23 km até o ponto mais alto do parque, a 2.892 metros de altitude e após todo o reconhecimento de área, foi realizado o retorno à base.

Histórico da Unidade

A Unidade comemora o seu aniversário no dia 15 de agosto, em alusão a data magna do município sede e em decorrência da Lei nº 5.514, de 13 de novembro de 1997, passou a denominar-se Batalhão "José Marcos Guedes", em homenagem ao Ten Cel PM José Marcos Guedes, ex-comandante da Unidade, falecido em 30/05/1997 e que muito contribuiu com o engrandecimento da Unidade e na busca da paz social na área desta Organização Policial Militar, na qual serviu durante quase toda a sua "vida policial militar".

Hoje, o Terceiro Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Alegre, mas também dos municípios de Bom Jesus do Norte, Dores de Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, no firme propósito de defender os valores da sociedade.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA

Tel. (27) 3636-8715