04/08/2023 11h37

3°CPOR promove instrução de OCR em parceria com o BPTran

Na manhã dessa quinta-feira (03) militares estaduais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) estiveram no município de Cachoeiro de Itapemirim para apresentarem aos policiais militares da região do 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional (3º CPOR) o funcionamento dos equipamentos recentemente disponibilizados para a fiscalização de trânsito.

Na ocasião, 40 policiais militares, dentre oficiais e praças que atuam na fiscalização de trânsito na região sul do Espírito Santo, receberam instruções sobre o uso de equipamentos com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que permitem aos policiais militares realizarem a fiscalização dos veículos de forma célere e eficiente.

Os aparelhos, que ficam integrados a um banco de dados atualizado diariamente permitem que os policiais militares, até mesmo embarcados nas viaturas, detectem de modo automático aqueles veículos com restrições, como furto, roubo e demais infrações, dispensando as consultas feitas por meio da rede de rádio e até mesmo em aplicativos móveis.

O tenente Martins, responsável pela instrução, atestou a importância dessa ferramenta para o serviço policial militar, que vem sendo disponibilizada a partir de um convênio celebrado entre a Polícia Militar, por meio do BPTRAN, e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-ES).

Para o comandante do 3º CPOR, o coronel Fabrício da Silva Martins, esta oportunidade foi muito proveitosa para os policiais que atuam na região sul, pois eles puderam se familiarizar com uma ferramenta muito importante para a boa prestação do serviço.

De acordo com o coronel, “os equipamentos com tecnologia OCR permitem que as equipes atuem com muito mais agilidade, pois apontam para os policiais aqueles veículos que possuem restrições, como registro de roubo e furto e outras irregularidades de trânsito”. “Trata-se de uma muito bem-vinda inovação, que agora chega à região sul do Estado e contribuirá em muito para a produtividade dos nossos policiais em prol da sociedade sul-capixaba”, finalizou.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br