11/10/2018 17h11

2º Batalhão comemora o Dia do Soldado durante congraçamento da Tríplice Divisa

Na manhã desta quinta-feira (11), aconteceu uma formatura realizada pela Tríplice Divisa (PMES, PMMG e PMBA), em comemoração ao Dia do Soldado. O evento denominado “Congraçamento da Tríplice Divisa”, foi realizado na sede da AABB, em Montanha.

Segundo o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, a comemoração foi postergada em virtude das demandas operacionais das Organizações Policiais Militares (OPM) envolvidas.

A solenidade contou com a participação do major Márcio Luiz Guilherme, comandante da 24ª Companhia/PMMG; do capitão Mota Lima, subcomandante da Cipe-Mata Atlântica/PMBA; do major Herivelton Rodrigues Amaral, subcomandante do 2º BPM; do major Leonardo Castro Cavatti, chefe da P/4 do 2º Batalhão; do capitão da Reserva Antônio Francisco Novais; do Dr. Antônio Carlos Facheti Filho, juiz de Montanha; do Dr. Helton Farias Neves, juiz de Mucurici, da senhora Iracy Baltar, prefeita de Montanha; dos vereadores dos municípios de Montanha, Ponto Belo e Mucurici; secretários Municipais; oficiais e praças da PMES, PMMG e PMBA, e membros da sociedade civil.

Por volta das 09 horas foi oferecido um café da manhã para todos os convidados. Em seguida, às 10 horas, foi iniciada a solenidade com o cântico Nacional Brasileiro.   Dando continuidade à formatura, foi realizada a alocução dos representantes dos comandos de cada instituição. Por volta das 10h45min, a formatura foi encerrada.

Após a solenidade os oficiais integrantes da Tríplice Divisa se retiraram para uma reunião de alinhamento. Logo depois foi realizada uma partida de futebol envolvendo militares das três corporações, e ao meio dia foi oferecido um almoço com churrasco aos militares e demais convidados.

De acordo com o anfitrião, o tenente-coronel Aleixo, a atividade policial é uma entrega onde não existe a possibilidade de recall, ou seja, trabalhar o estímulo da tropa individualmente é indispensável para a eficiência do serviço.

“Ninguém vigia o vigilante”, pontuou o comandante, ao se referir à atuação individual de cada militar nos confins da Tríplice Divisa. “Gerenciamos pessoas, e estas são alimentadas de várias formas, porém, turbinadas pela vontade íntima”, finalizou o tenente-coronel Aleixo.

Para o major Guilherme, o evento reforçou ainda mais a aproximação das três forças policiais. Segundo o oficial foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos de gestão da informação na Segurança Pública, bem como fomentar debates acerca de assuntos pertinentes à atuação das Unidades.

Já o capitão Mota Lima pontuou que o encontro foi uma oportunidade de praticar a camaradagem e desenvolver permanentemente o espírito de cooperação nas corporações. “Com essa integração quem sai ganhando é a sociedade”, ressaltou o subcomandante da Caema.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA