12/08/2023 09h39 - Atualizado em 14/08/2023 10h13

1º Seminário de Planejamento do 1º CPOR reforça compromisso da PMES com a eficiência operacional

No dia de hoje (11), o auditório do Parque da Vale foi o cenário para o 1º Seminário de Planejamento do 1º CPOR da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento reuniu comandantes e oficiais, que apresentaram diagnósticos das unidades, acompanhados de planejamentos para o período de comando em questão. Baseados na Constituição de 1988, nas leis e decretos vigentes, bem como no Plano Estratégico da PMES 2020-2023, as discussões também abordaram aprimoramentos na atuação policial, em sintonia com a busca por um policiamento eficiente e soluções estratégicas contínuas, incluindo investimentos em formação.

Frente a desafios constantes, a Polícia Militar tem se esforçado por melhores resultados em suas operações. Em muitos casos, os agentes enfrentam meros segundos para tomar decisões cruciais, cujas implicações reverberam profundamente na imagem da instituição. Consciente das particularidades das atividades de policiamento e defesa social, a Polícia Militar do Espírito Santo reconhece a importância de proporcionar aos seus militares uma formação técnica sólida e em constante evolução.

O evento de hoje teve a honra de contar com a presença do Comandante-Geral, coronel Douglas Caus, e do Subcomandante-Geral, coronel Pires, ressaltando o compromisso do alto comando da PMES com a busca incessante por aprimoramento e excelência. Ademais, o comandante do 1º CPOR, Coronel Rodrigo, também se fez presente.

As apresentações do seminário foram conduzidas pelos comandantes das unidades: Tenente-Coronel Costa Leite (1º BPM), Tenente-Coronel Cesar (6º BPM), Major Gustavo (14ª Cia Ind) e Major Isaac (12ª Cia Ind). Suas contribuições enriqueceram as discussões com experiências, perspectivas, diagnósticos das unidades e planos a curto, médio e longo prazo.

Um momento de destaque foi a participação do Comandante-Geral, Coronel Douglas Caus, que trouxe uma abordagem interdisciplinar sobre o planejamento estratégico, relacionando-o com as necessidades específicas da Polícia Militar. "Destaco a importância do bom relacionamento do Alto Comando com os comandantes das unidades, bem como com o Governo e Secretariado. Essa conexão melhora significativamente todas as esferas de nossa atuação", ressaltou o coronel Caus. Durante sua exposição, o comandante-geral compartilhou experiências de sua carreira militar como gestor. "Nossa busca por aprimoramento não se restringe apenas às operações táticas, mas abrange uma abordagem que visa elevar todos os aspectos de nosso desempenho. Estamos empenhados em identificar e implementar soluções inovadoras e eficientes, otimizando os recursos disponíveis", complementou.

O objetivo central do seminário foi a realização de uma análise aprofundada de cada unidade, visando identificar oportunidades de melhoria e traçar um plano sólido para o período de comando subsequente. Assim, o 1º Seminário de Planejamento do 1º CPOR se destaca como um marco essencial rumo a um policiamento mais eficiente e alinhado com as necessidades da sociedade. A troca de conhecimentos, análises de cenário e estratégias delineadas durante o evento refletem o compromisso contínuo da Polícia Militar em servir e proteger a comunidade, garantindo um ambiente mais seguro e harmonioso para toda a população capixaba.

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br