Governo do Estado do Espírito Santo
20/03/2020 13h27

1º Batalhão comemora 56 anos de fundação

Nesta sexta-feira, dia 20 de março, o 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo completa 56 anos de existência.

Diferente da rotina habitual em nossa caserna a solenidade de aniversário ocorrerá em data futura, tendo em vista os cuidados propostos pelas organizações de saúde, por conta da incidência do Covid-2019, situação essa a afligir o mundo. Porém, cabe lembrar um pouco da história da Unidade em comemoração a mais um ano de sua existência.

Inaugurado em 20 de março de 1964, o 1º Batalhão está sediado à Av. Serafim Derenzi, 11240, no bairro São Cristóvão, em Vitória, ao lado do Quartel do Comando Geral, onde funciona em sua nova Sede desde o ano de 2017. 

Atualmente o Batalhão responde pelo policiamento dos bairros localizados na parte insular do município de Vitória, sendo a responsabilidade pelos demais bairros pertencente a 12ª Cia Independente, desde o ano de 2017, quando houve o desmembramento da Unidade através do Decreto 4070-R.

Durante toda a sua história o 1º Batalhão sempre desempenhou um protagonismo na Instituição, não apenas por policiar a Capital do estado, mas também por apresentar excelentes resultados operacionais nos diversos momentos e circunstâncias histórico-sociais.

A dedicação e comprometimento dos policiais que servem na unidade sempre foi um fator reconhecido pelo Alto Comando da Polícia e pela própria tropa. Provavelmente por esta razão surgiu o lema do batalhão: “Nós fazemos do Primeiro, o Primeiro!”.

O atual comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Márcio Franco Borges, “agradece a todo o efetivo da Unidade, que com o seu profissionalismo serve de referência para toda a PMES, dignos de recebimentos de muitos elogios. Um Batalhão que a cada ano reduz os seus índices históricos de violência e que deve ter a sua história lembrada neste dia. A solenidade não será realizada neste momento, já que estamos em um período de precaução, porém será realizada em momento oportuno quando não houver qualquer risco aos nossos policiais e aos civis convidados”.

 

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES: 
TENENTE CORONEL CARLOS ALBERTO BARIANI RIBEIRO
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard