Governo do Estado do Espírito Santo
02/04/2019 14h50 - Atualizado em 02/04/2019 16h08

184 anos: PMES visita Pestalozzi de Guarapari no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Como parte das comemorações de seus 184 anos, a Polícia Militar do Espírito Santo promoveu uma ação para os alunos da Associação Pestalozzi de Guarapari na manhã desta terça-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Uma equipe da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) foi a responsável por tornar o dia de alunos tão especiais em mais especial. Isso porque o sargento Joelton, a cabo Ana Paula e o cabo Zardini fizeram uma apresentação com dois cães da Unidade. A cadela “Sapeca”, especializada em interagir com o público, alegrou a meninada da Pestalozzi.

De acordo com a gerente pedagógica Bernadete Santos, cerca de 200 alunos que estavam no turno participaram do evento. Para ela, esse tipo de visita tem importância significativa para o emocional de crianças, jovens e adultos, já que auxilia na estimulação interativa e no desenvolvimento de atividades cognitivas, como leitura, escrita e coordenação motora.

Além disso, a equipe pedagógica vai realizar diversas atividades relacionadas à visita, para que os alunos retomem a experiência do contato, por meio de registros fotográficos, desenhos, brinquedos de papel, entre outros.

A gerente clínica Maristela Aguiar explicou que a maior parte dos alunos atendidos por eles tem algum tipo de distúrbio de comunicação e dificuldade no aprendizado, a exemplo dos autistas. Além disso, a Pestalozzi de Guarapari atende pessoas com síndromes, deficiência mental e paralisia cerebral.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a visita reflete não apenas a missão da PMES, mas a necessidade de pessoas e instituições voltarem o olhar para os portadores de necessidades especiais como pessoas capazes de escreverem sua própria história com a ajuda necessária.

Como diz a frase atribuída a Walt Disney, “Você pode sonhar, criar, desenhar e construiu o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. Para a gerente administrativa Fabíola Rosa, esse sonho é possível ser realizado diariamente, cada vez que recebem pessoas em busca de auxílio, orientação e carinho.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES 
TENENTE CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718 
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES: 
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA 
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard