08/08/2023 20h46

08 de Agosto: Dia Estadual da Mulher Policial Militar, da Mulher Bombeiro Militar e da Mulher Policial Civil e Aniversário de 40 anos do Ingresso das Mulheres na PMES

Neste dia 08 de agosto, é com imenso orgulho e profunda admiração que celebramos o Dia Estadual da Mulher Policial Militar, da Mulher Bombeiro Militar e da Mulher Policial Civil no Espírito Santo. Este é um momento de destacar e honrar a inestimável contribuição das mulheres que integram as fileiras da nossa Polícia Militar e dos Bombeiros, trabalhando incansavelmente em prol da segurança e bem-estar da sociedade capixaba.

A solenidade em comemoração a esta data tão especial aconteceu, na tarde de hoje no Cerimonial ASPOMIRES, em Vitória. Entre os presentes estavam o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, a Secretária de Estado Jaqueline Moraes da Silva Avelina, o sub-comandante da PMES, coronel Robertson Wesley Monteiro Pires, além de outras autoridades militares e civis. O evento também contou com a distinta participação de muitas policiais femininas provenientes de diversas Diretorias e Batalhões da Polícia Militar e Bombeiro Militar, reunindo-se para receber as congratulações deste dia tão especial e também prestar as merecidas homenagens à primeira turma de Policiais Femininas, as quais, juntamente com a primeira turma de Oficiais Femininas da PMES, conferiram uma aura única ao evento.

A Polícia Militar do Espírito Santo é o cenário onde estas mulheres corajosas e comprometidas escrevem diariamente suas histórias heroicas. A instituição une-se à população para expressar a mais sincera gratidão a essas autênticas guerreiras de farda, que personificam um compromisso incansável com a proteção dos cidadãos e a manutenção da ordem.

Neste ano de 2023, comemoramos mais um marco nesta trajetória de resiliência e conquistas. Há quatro décadas, um passo significativo foi dado em direção à igualdade de gênero na segurança pública, quando a presença feminina foi acolhida nos quadros da PMES. Foi em 08 de agosto de 1983 que esta inspiradora jornada teve início, com a formação da primeira turma de 67 Policiais Militares Femininas. Este importante avanço foi possível graças ao Decreto de 6 de maio de 1983, o qual estabeleceu a criação da Companhia de Polícia Feminina.

Hoje, olhamos com profunda admiração para estas mulheres que enriquecem nossas forças de segurança e bombeiros com sua dedicação incansável. Cada uma delas carrega consigo o espírito de heroísmo, a garra para superar desafios e a força para enfrentar situações adversas em prol do bem comum.

Neste dia especial, estendemos nossos mais sinceros agradecimentos a todas as mulheres policiais militares e civis, assim como às mulheres bombeiros militares do Estado do Espírito Santo. Suas ações diárias refletem a essência do compromisso, coragem e dedicação, e somos profundamente gratos por sua influência positiva em nossas vidas.

Hoje, celebramos a contínua jornada em direção a um futuro onde a igualdade de gênero é um fundamento incontestável nas instituições de segurança pública e nos bombeiros. Comemoramos as conquistas já alcançadas e reafirmamos nosso compromisso em apoiar e empoderar todas as mulheres que desempenham um papel vital na proteção e promoção do bem-estar de nossa comunidade.

Policial Militar, herói protetor da sociedade.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br