Governo do Estado do Espírito Santo
15/04/2021 13h16 - Atualizado em 15/04/2021 13h31

Unidades da PM recebem cães para reativação do K9

A Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) realizou na manhã desta quinta-feira (15), em sua sede, a entrega de três cães farejadores. A ação visa à reativação dos K9 no 11º Batalhão e na 8ª e 9ª Companhias Independentes.

O Programa K9 consiste em uma estratégia de policiamento voltada para a descentralização do uso do cão policial. Atualmente nove Unidades Operacionais (2º, 5º, 6º, 7º, 9º, 10º e 13º BPM, 13ª e 14ª Cia Ind) contam com os binômios especializados na localização de armas, munições, drogas e suspeitos. Com a reativação de mais três K9, a PMES passa a contar com 12 Patrulhas policial/cão no estado.

Na oportunidade da entrega dos K9, o comandante da Cioc, major Cardoso, destacou que a descentralização do emprego do binômio homem-cão na PMES está à vanguarda das polícias no Brasil, “o que torna sua atuação eficaz nesse processo de policiamento”.

O comandante do CPO-E, coronel Pimenta, ressaltou que essa premissa “busca maior efetividade, proximidade e agilidade entre a atividade com cães e as OME. E essa parceria tem se demonstrado profícua e salutar, ampliando a capacidade de emprego dos cães em ocorrências, que podem, simultaneamente, acontecer de norte a sul do estado. Essa é a nossa maior expectativa: a busca por entregas cada vez mais positivas para a sociedade e engrandecimento da nossa PMES”, completou o oficial.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, lembrou-se do início do seu comando na Instituição, quando tinha o desafio de combater os crimes de homicídio e contra o patrimônio, entre outros, enfatizando o papel fundamental da Cioc nesse combate.

O coronel Caus apontou: “após diagnósticos na PMES, aliado ao planejamento diante da realidade vista In Loco, será possível adquirir novos cães para atender o desejo das Unidades. O projeto K9 da PMES conta com o apoio do comando geral”, frisou.

Novos condutores

O subtenente Edi Carlos de Souza Leite e o cabo Guilherme Cardoso Martins do 11º Batalhão receberam a cadela Kira. Hoje ela é uma das cadelas mais experientes em detecção de faro de drogas e armas.

O cabo Wilson de Oliveira Alves e o soldado Iago Rudio da 8ª Companhia Independente receberam o cão Ivan. Cão jovem, focado que trabalha de forma organizada. Representa o futuro dos cães farejadores de armas e drogas da PMES.

Já os soldados Hugo Lazzari Serbate e Fabio Pereira Malta da 9ª Companhia Independente, passam a ser condutores da cadela Aika. Uma cadela ágil, não teme obstáculos durante sua atuação. Promessa de excelentes desempenhos na detecção de drogas e armas.

Projeto K9

A atividade com cães na PMES iniciou-se na década de 70, completando 51 anos de trabalho e prestação de serviço à sociedade.

Com o objetivo de oferecer um melhor serviço, no final de 2018, de maneira inovadora, a PMES iniciou o Projeto K9 (do inglês “Canine”). Assim, introduz a atividade com cães às unidades operacionais com responsabilidade de área, através da implantação de binômios (homem-cão) no efetivo desses batalhões e companhias independentes.

Desde então, a PMES tem colhido frutos desse projeto manifestados por meio do êxito nas apreensões e detenções com auxílio dos cães.

Só no ano de 2020, o emprego deste recurso apreendeu em operações 18.900 unidades de drogas, mais de 76 quilos de maconha, retiraram 34 armas de fogo de circulação e detiveram 97 pessoas.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard