Governo do Estado do Espírito Santo
28/08/2025 22h31

Solenidade marca início do Estágio Supervisionado do CFSd 2024

A manhã desta segunda-feira foi marcada por uma solenidade especial na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM/ES), que deu início ao Estágio Supervisionado do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2024. A cerimônia reuniu autoridades civis e militares e aproximadamente mil alunos soldados que agora partem para a fase prática de sua formação.

O efetivo será distribuído entre as Unidades Operacionais da Grande Vitória, sendo elas os 1º, 4º, 6º, 7º e 10º Batalhões, além das 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 16ª e 17ª Companhias Independentes. Os militares serão empregados em policiamento ostensivo a pé e motorizado, reforçando a segurança nessas regiões e interagindo com a comunidade. Durante o estágio, os quase mil alunos terão os seus desempenhos avaliados e, ao final do período, saberão se estão aptos a receber o diploma.

Durante o evento, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, destacou a importância do momento para a segurança pública capixaba. Em sua fala, lembrou que o estágio representa a entrada dos futuros policiais no serviço operacional, carregando consigo 190 anos de tradição da instituição.

“Vocês agora estão indo para o estágio operacional supervisionado, vestindo a farda da Polícia Militar, que carrega 190 anos de bons serviços prestados à sociedade capixaba. O governo do estado, a Polícia Militar e, sobretudo, a sociedade capixaba esperam muito de vocês. Este governo, liderado pelo nosso governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço tem feito os maiores investimentos da história do Espírito Santo”, afirmou Caus.

O coronel também ressaltou que a presença dos alunos nas ruas terá impacto direto na ostensividade e na redução da criminalidade.

“Serão quase mil novos alunos soldados distribuídos em todo o território capixaba, ampliando a presença policial e fortalecendo a prevenção e o combate ao crime. Eles estão aptos, bem preparados e capacitados com as melhores técnicas e equipamentos do Brasil e do mundo”, acrescentou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, também se dirigiu aos formandos, enfatizando que a etapa representa não apenas o aprendizado prático, mas a confirmação da escolha pela carreira policial.

“Este momento reforça a decisão que fizeram de dedicar suas vidas à nobre missão de proteger a sociedade capixaba, preservando a ordem pública e promovendo a paz social. Ao vestirem esta farda e portarem os equipamentos que lhes foram entregues, lembrem-se de que ela representa autoridade, mas, sobretudo, responsabilidade, dedicação e compromisso com as pessoas de bem”, declarou.

Por fim, o governador Renato Casagrande destacou os investimentos realizados para o fortalecimento da segurança pública e reafirmou o papel estratégico da Polícia Militar para a tranquilidade da população.

“Sem essa visão de futuro e capacidade de gestão, certamente este concurso e todos os investimentos não seriam possíveis. Desejo a cada um dos senhores e senhoras sucesso nesta etapa, certos de que com ética, disciplina, profissionalismo e coragem honrarão a briosa Polícia Militar do Espírito Santo”, disse.

A comandante da Academia de Polícia Militar, tenente-coronel Adriana Bravin, reforçou a relevância do estágio como preparação final para a formatura.

“Este é o momento de aplicar todo o aprendizado adquirido. Desloquem-se para os locais de atuação e honrem o compromisso assumido como soldados da Polícia Militar. Em nome de toda a Academia, desejo a cada um de vocês um excelente estágio operacional”, concluiu.

Com uma carga horária total de 360 horas, o Estágio Supervisionado segue até novembro, quando os alunos-soldados participarão da cerimônia de formatura oficial, prevista para o dia 6. Até lá, atuarão em diversas unidades operacionais do Estado, contribuindo diretamente para a segurança da população capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard