Governo do Estado do Espírito Santo
19/11/2025 15h30 - Atualizado em 19/11/2025 15h34

Solenidade do Dia da Bandeira é realizada na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo

Na manhã desta quarta-feira (19), a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo promoveu a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, realizada no Pátio de Formatura da unidade, em Cariacica.

A cerimônia contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço; do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; do subcomandante-geral, coronel Ríodo Lopes Rubim; além de comandantes de batalhões, companhias independentes e unidades especializadas.

A programação teve início com a incorporação da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro, reafirmando os valores cívicos e o respeito aos símbolos da Pátria. Na sequência, foram hasteadas as bandeiras do Brasil e do Espírito Santo.

Um dos momentos de destaque foi a incineração de bandeiras inservíveis, procedimento tradicional conduzido pelo subtenente Adilson Costa de Almeida, praça mais antiga da Academia.

Durante sua fala, o comandante-geral destacou o simbolismo do estandarte nacional:
“A nossa bandeira representa o nosso país. Onde ela estiver, em qualquer canto do mundo, todos terão referência à nação brasileira. Uma nação republicana e democrática. A palavra que nos traduz neste momento, para a nossa instituição, é soberania. Temos o dever, como cidadãos capixabas, de defender a nossa pátria de qualquer invasão externa.”

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou em sua fala que a Bandeira Nacional simboliza valores coletivos e princípios que orientam o serviço público, especialmente no âmbito da Polícia Militar, onde norteia juramentos, responsabilidades e a missão de proteger vidas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo da PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard