A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Comissão Multidisciplinar de Atendimento aos Militares Acidentados em Serviço (Comamas), fez a entrega de uma prótese biônica ao 1º sargento Marcos Rebuli da Rocha. O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (20), no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM).
O sargento Rebuli sofreu um acidente em 02 de agosto de 2018 quando ministrava uma aula sobre artefatos e armadilhas com explosivos, para alunos do Curso de Ações Táticas Especiais. Durante a apresentação dos materiais, ao realizar o lançamento de uma granada o explosivo veio a deflagrar antes do tempo previsto, provocando uma onda de choque e esfacelando a mão direita do sargento.
Assim que ocorreu o acidente, ações foram tomadas pelo comando-geral da Instituição, acionando a Diretoria de Saúde. A Comamas iniciou o processo de compra da prótese necessária, levando em consideração a qualidade, a funcionalidade e que levasse qualidade de vida e conforto ao policial.
Dentro dos parâmetros estabelecidos, a comissão chegou à conclusão de que deveria ser uma prótese biônica. Os elementos de fabricação são da Alemanha e Dinamarca. Os treinamentos e procedimentos finais foram realizados no estado de São Paulo.
Todo o processo demandou um investimento de R$147.499,00 e esforços de vários atores de diferentes áreas da Diretoria de Saúde.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social-SESP, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, durante a entrega, lembrou-se da carreira do sargento, do tempo em que atuaram juntos na Unidade Especializada. “O militar é um profissional de referência, tem conhecimento de todo serviço especializado. Hoje temos a maturidade de fazer essa entrega após todos os momentos de dificuldade”, comentou o secretário.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, destacou que a entrega é a concretização do direito que o policial e o bombeiro militar têm como assistência na Diretoria de Saúde. “Foi todo um processo complexo para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o policial”, pontuou.
Além do comandante-geral e do secretário de Segurança Pública, prestigiaram o momento de entrega da prótese ao sargento a equipe do Comamas e o diretor de Saúde, coronel Carlos Alberto Bariani.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL DALTRO ANTONIO FERRARI JUNIOR
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br