Governo do Estado do Espírito Santo
11/11/2021 15h17 - Atualizado em 11/11/2021 20h36

Policiais militares da 12ª CIA IND são homenageados pelo comando-geral da PM

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, solicitou a presença de oito militares da 12ª Companhia Independente para uma homenagem pelos bons serviços prestados em uma ocorrência de destaque.

Também estiveram presentes na reunião o subcomandante-geral da PMES, coronel Mutz; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Souza Reis; o tenente-coronel Bariani – representando o comandante do 1º CPOR; o comandante da 12º Cia Ind, major Gustavo e o subcomandante dessa Unidade, capitão Vitor.

O coronel Caus explicou que a finalidade do encontro é agradecer os militares por todo o empenho e dedicação diários, especialmente nas ocorrências de crime contra o patrimônio. Para ele, o produto de segurança pública na Polícia Militar está 80% calçado no Policiamento Ostensivo a pé e no Radiopatrulhamento realizados com eficiência.

“Quero agradecer pela excelente ocorrência, competência na recuperação dos produtos roubados, a iniciativa dos militares, o acompanhamento e o cerco bem realizados. Vocês deram alívio para essas famílias em poder recuperar seus bens”, afirmou.

O subcomandante-geral, coronel Mutz aplaudiu a iniciativa dos militares em tela, de perceber que algo está errado, especialmente em situações que pessoas se incomodam com a presença policial.

“O comando-geral da PM enaltece o empenho das equipes, a iniciativa frente as ocorrências. É gratificante ver que nesse grupo aqui presente existem policiais mais novos e mais antigos, trocando conhecimento e experiências”, pontuou.

O comandante da 12 Cia Ind,  major Gustavo ressaltou que os crimes contra o patrimônio geram medo e pânico na sociedade. “As pessoas querem poder fazer suas atividades, manter as suas rotinas sem ter medo e receio de serem abordadas por criminosos. Estamos fazendo disso a nossa prioridade, para minimizar ao máximo a incidência desses crimes”, completou.

Os militares homenageados foram: 3º Sgt Rogerio Rezende Pedra, 3º Sgt Everaldo Rodrigues Souza, 2º Sgt Izaurino Rosario Souza, Cb Viviane Rodrigues Campos, Sd Rodrigo Silva de Freitas Mariano, Sd Isis Santa Clara Leite, Sd Marcelo Pilger Marques e Sd Thiago Rocha Brioschi. Eles receberam elogio individual e três dias de dispensa como recompensa.

A ocorrência

No dia 02 de novembro de 2021, durante patrulhamento preventivo foram acionados pelo CIODES, por volta das 22:30h, para prosseguir ao Atlântica Parque, pois acabara de ocorrer um roubo.

As vítimas informaram as características do suspeito e que ele teria corrido em direção ao bairro Mata de Praia, com os pertences e as bicicletas roubadas.  Os militares prosseguiram para o bairro e realizaram o cerco, onde foi localizado o suspeito, e ao realizarem a abordagem, o adolescente tentou evadir-se das guarnições, sendo necessário o uso progressivo da força.

Durante a busca foi encontrado na cesta da bicicleta um simulacro de pistola, que supostamente teria sido utilizada no roubo. Ao ser questionado, o menor informou ter combinado com um terceiro a realização de um roubo para posterior divisão do que fosse auferido, inclusive o suposto partícipe teria fornecido a arma utilizada no crime.

Perguntado onde supostamente poderíamos localizar tal indivíduo, o adolescente informou que ele estaria em um quiosque em frente a um hotel antigo em Jardim Camburi. Chegando ao local indicado, os policiais abordaram o homem e foi confirmado pelo adolescente que era partícipe indicado.

Diante dos fatos os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados para 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard