Governo do Estado do Espírito Santo
22/08/2018 13h59

Polícia Militar vai adquirir traje antibomba de última geração

A Polícia Militar do Espírito Santo está por adquirir uma roupa antibomba de fabricação canadense para emprego em atividades que envolvam bombas ou artefatos explosivos. Um representante da empresa fabricante Med-Eng foi ao Quartel do Comando Geral, na manhã desta quarta-feira (22), para realizar uma demonstração de uso do equipamento.

O processo para adquirir o traje já está em fase de licitação e consiste na aquisição de uma veste especial, calçados que impedem a geração de energia estática, capacete, garra robótica – para acessar e manipular objetos a certa distância – além de um conjunto de equipamentos para abertura de veículos, portas e janelas e um raios-x portátil, que permite escanear e identificar objetos, como por exemplo, uma mala, sem precisar abri-la.

De acordo com o chefe da divisão de material bélico da Diretoria de Apoio Logístico da PMES, major Charles Souza da Silva, esse traje antibomba ou antifragmentação é mundialmente reconhecido pela comunidade de técnicos explosivistas como o melhor e mais avançado disponível no mercado, considerando as condições de segurança e tecnologia que oferece.

O equipamento será utilizado pelo policial militar habilitado em operações que requeiram aproximação, identificação e neutralização de artefatos explosivos. Major Charles explicou que o traje tem a função de reduzir a probabilidade de lesões e aumentar as chances de sobrevivência do militar, caso ocorra uma explosão acidental.

“O objetivo é mitigar os efeitos de uma eventual explosão. A roupa antibomba neutraliza os efeitos de calor e chamas produzidas, absorve a onda de choque e evita que os fragmentos e estilhaços das bombas atinjam o policial”, explicou.
O traje pesa 37 quilos e possui sete anos de validade. Ele tem uma tecnologia de ventilação própria, para amenizar o desconforto do calor. Assim que a PMES adquirir o equipamento, os policiais militares do esquadrão antibombas da Companhia Independente de Missões Especiais (Cimesp) serão submetidos a treinamento específico para correta manipulação do produto.

Informações à Imprensa:

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. 27 - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br

Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard