As Forças Táticas atuantes na Região Metropolitana da Grande Vitória receberão o incremento de mais 14 viaturas em suas frotas, todas equipadas e prontas para auxiliar no patrulhamento preventivo e repressão criminal qualificada. As viaturas, adquiridas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, com verbas oriundas do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP), foram entregues na manhã desta quinta-feira (27), no pátio da Sesport, na capital.
Os veículos são Pickups 4X4 Nissan Frontier, modelo 2021, com rádios comunicadores digitais, sinalizadores em led, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos e segunda bateria para maior eficiência elétrica.
A grande novidade desta nova frota é o resgate da computação embarcada, com a presença de equipamentos tecnológicos que irão oferecer um maior suporte ao policial militar durante as abordagens a pessoas. Estas poderão ser identificadas através de um sensor biométrico que se conecta diretamente com um banco de dados, que fará o reconhecimento do suspeito através de sua impressão digital. As viaturas contarão ainda com rastreadores, internet roteável de 10 GB e leitor de placas similar ao Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR).
Segundo o governador do Estado, Renato Casagrande, foram investidos 18 milhões em compras de viaturas e recentemente foram liberados mais 30 milhões. Ao todo serão 500 viaturas entregues às unidades operacionais da Polícia Militar. “Esse investimento é fundamental para dar mais condições aos policiais no enfrentamento à criminalidade. Estamos vendo as equipes produzindo e dando resultados cada vez mais satisfatórios”, opinou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho disse que o resgate da computação embarcada vai auxiliar a Força Tática na urgência e efetividade da repressão criminal. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, completou dizendo que os novos veículos proporcionarão mais segurança e conforto aos policiais militares, além de um maior suporte nas abordagens com a tecnologia investida. “Isso reflete automaticamente em eficiência e melhor prestação de serviço à sociedade capixaba”, afirmou o coronel Caus.
Os policiais militares receberão treinamento adequado através da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTIC) para a utilização dos novos equipamentos presentes nas viaturas. As cidades capixabas atendidas com os novos veículos serão Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br