09/11/2020 13h29 - Atualizado em 09/11/2020 13h40

Polícia Militar recebe 106 novas viaturas

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (09), a Polícia Militar do Espírito Santo recebeu mais 106 novas viaturas equipadas e prontas para auxiliar no patrulhamento preventivo, interação comunitária e repressão criminal.

O evento aconteceu na Praça da Papa, em Vitória, e contou com a presença do governador do Estado, José Renato Casagrande, do secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, do subcomandante-geral, coronel Marcio Celante Weolffel, dentre outras autoridades militares e civis.

Em suas palavras, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus afirmou que a aquisição destas viaturas é uma conquista não só da Polícia Militar, mas também do cidadão capixaba, pois é mais uma ferramenta usada para colocar em prática o juramento de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.

“As novas viaturas simbolizam o aperfeiçoamento das frotas da Instituição, a valorização do policial militar e o incremento do policiamento nas cidades, reforçando a retaguarda de segurança. Quero agradecer ao Governo do Estado e a todos os envolvidos neste projeto, que resultará em um trabalho realizado com mais segurança e qualidade nas comunidades”, afirmou o coronel Caus.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública, coronel Ramalho, enumerou as últimas conquistas para a Polícia Militar realizadas pelo governo do Estado, e anunciou a autorização de mais oito milhões para a compra de mais 100 viaturas.

“Recentemente inauguramos as Companhias dos bairros de São Torquato, Barcelona e Cidade Continental; realizamos a promoção de mais de 300 soldados a graduação de cabo; formamos os novos sargentos com a conclusão do CHS; demos continuidade aos concursos de oficiais e soldados combatentes e estamos fazendo investimentos importantes nas frotas da Instituição, mesmo neste momento sensível que estamos passando. Isso demonstra o comprometimento do governo com a Segurança Pública e com o cidadão capixaba”, relatou.

Por fim, o governador Casagrande fez menção dos progressivos e permanentes avanços: “Em 2011 iniciamos a reestruturação da Segurança Pública com a criação do Estado Presente e, agora, a nossa intenção é fazer esse resgate através do mesmo modelo que deu certo no passado, com investimento, diálogo, integração e valorização. Conseguimos alcançar o 2º melhor ano da série histórica e vamos batalhar sempre pela superação e por uma sociedade mais segura”, finalizou.

Ainda no ato da solenidade foi realizada a nomeação e reserva de vagas do concurso público para o cargo de 1º Tenente Médico, do Quadro de Oficiais Médicos (QOM) da Polícia Militar, previsto no Edital nº 06/2018.

Nova frota

As viaturas são veículos Renault Duster, modelo 2021, que serão distribuídas em 26 unidades da Polícia Militar, atendendo todas as macrorregiões e comandos policiais do Espírito Santo. O investimento total é de R$ 8.480.000,00, no qual cada viatura possui um custo unitário de R$ 80.000,00.

Esses veículos contam com os equipamentos mais modernos disponíveis para a rádio-patrulha padrão, como rádios comunicadores digitais, sinalizadores em led, sirene no compartimento do motor, cofre para transporte de conduzidos com porta de segurança em casos de sinistros e segunda bateria para maior eficiência elétrica.

As principais cidades capixabas atendidas com as novas viaturas são: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina, Nova venécia, Alegre, Aracruz, Colatina, Barra de São Francisco, Ibatiba, Afonso cláudio, Domingos Martins, Santa Teresa, Marataízes, Anchieta e Mimoso do Sul.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA