15/09/2021 16h26 - Atualizado em 15/09/2021 16h51

Polícia Militar realiza solenidade alusiva aos 29 anos do HPM

A tradicional solenidade militar marcou as comemorações do 29º aniversário do Hospital da Polícia Militar (HPM). O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (15), aconteceu no auditório do hospital, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares.

Participaram da solenidade a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Antonio Marcos de Souza Reis; o diretor de Saúde do HPM, coronel Edmilson Batista Santos; o coronel PM Médico RR Otávio Carvalho Sobrinho; a vice-prefeita de Vitória, capitã Estéfane Ferreira, entre outras autoridades civis e militares.

O ponto alto da cerimônia foi a entrega da medalha “Primado da Saúde” a dez personalidades militares e civis escolhidas em virtude dos serviços considerados de excepcional relevância para o bom atendimento ao público do HPM.

As personalidades agraciadas foram: tenente-coronel QOCPM Marco Antonio Telles Deorce, tenente-coronel QOFBPM Fábio Rogério Gomes Pereira, capitão QOABM Fernanda Camargo Damacena, capitão QOASPM Aldinete Braga Borges, 1º tenente QOASPM Nilo Sérgio Cardoso, subtenente QPMP-S Luiz Renato Locatelle, subtenente QPMP-S Dayse Luci Souza Bastos, subtenente QPMP-S Renan Batista Souza, 2º sargento QPMP-S Maria de Lourdes Pereira Vieira e o médico ortopedista Dr. João Luiz dos Santos Freire.

Após a entrega das medalhas, o diretor de Saúde, coronel Edmilson reconheceu e elogiou todos os profissionais do hospital, pela dedicação e compromisso em acolher a família militar. “Hoje homenageamos 10 pessoas com a medalha Primado da Saúde. Se fossem 40, faltariam medalhas. Pois a maioria desses servidores compõe toda a história desse hospital, completando praticamente seus 30 anos de serviço aqui. É uma equipe multidisciplinar, completa e eficiente. Se faltar um deles o serviço fica comprometido. Esse tá sendo um ano importante, pois tivemos o reforço de nove profissionais médicos. Fomos brindados com a notícia de um novo edital para contração de mais profissionais. Temos, portanto, motivos para comemorar”.

Em sua fala, o comandante-geral, coronel Douglas Caus pontuou a universalidade do serviço policial militar. “A nossa Instituição presta o serviço de segurança pública através do policiamento preventivo e repressivo em várias modalidades. Mas não é só isso. Existem projetos muitos importantes prestados à sociedade como a Equoterapia, o Proerd, o Proefas, dentre tantos outros. Além dessas funções, existe uma que é essencial: cuidar de pessoas. Os profissionais do HPM estão desde a criação dessa entidade à disposição da família militar e isso pra nós é fundamental, porque nosso papel é servir. Obrigada a todos vocês que fazem parte dessa história. Vocês são a mola mestra da PM”, ressaltou.

Para a vice-governadora Jacqueline Moraes "A Polícia Militar vai além da sua função de guardar e proteger a sociedade, são pessoas que fazem a diferença, porque conseguem fazer missões dentro do trabalho. Aqui no Espírito Santo nós não queremos saber de coisa errada, nós queremos fazer a coisa certa. Vocês são pessoas que dão a vida pela população capixaba. Hoje é um dia de festa, de cantar pelos 29 anos desse hospital, e quero dizer que o nosso governador Renato Casagrande está muito feliz pela equipe que montamos, tanto na saúde, na segurança e na educação”, finalizou.

As comemorações se encerram na quinta-feira (16) com a realização do Culto Ecumênico de Ação de graças, também no auditório do HPM, a partir das 9h.

Primado da Saúde

A medalha “PRIMADO DA SAÚDE” foi instituída na Polícia Militar do Espírito Santo pelo Decreto Nº 3388-N, de 06/08/1992, com a finalidade de homenagear as personalidades e entidades civis, militares e eclesiásticas que tenham cooperado ou prestado ao Hospital da Polícia Militar, serviços considerados de excepcional relevância, contribuindo com essa Instituição para atingir seus objetivos.

A concessão desta medalha é da competência do Diretor de Saúde, por proposta da Comissão de Oficiais Superiores, que constituem o Conselho de medalha. Por ocasião da comemoração do aniversário do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo, outorga-se a medalha acompanhada de um diploma assinado pelo Presidente da Comissão e pelo Diretor de Saúde. Para os militares do Estado do Espírito Santo, o uso da medalha é obrigatório em todas as solenidades oficiais, quer de caráter militar ou civil.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA