A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), realizou na noite desta terça-feira (30) a solenidade de formatura do X Curso de Cinotecnia Aplicada às Operações com Cães. O evento, realizado na sede do BAC, contou com a presença do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, do comandante do CPOE, coronel Alexandre Moreto da Silva e do comandante do BAC, tenente-coronel Luciano Nunes Buzim. Familiares e amigos dos formandos também prestigiaram o momento de celebração, além de outras autoridades civis e militares.
O inicio da solenidade foi marcado por três momentos de apresentação dos formandos, sendo o primeiro deles a execução de uma evolução envolvendo as técnicas de patrulhamento em áreas de alto risco, sendo acompanhada pelo cão Colt; em seguida a simulação de choque ligeiro e por último a simulação de uma ocorrência de busca e captura, com a atuação do cão Xamã.
Após os protocolos iniciais da solenidade, foi reservado um momento na cerimônia para que os alunos fizessem a entrega simbólica de cães utilizados por eles, durante os treinamentos, aos seus novos tutores. Esses cães foram resgatados e estavam à disposição de uma clínica veterinária. Eles foram previamente selecionados e os alunos puderam colocar em prática as técnicas de adestramento básico, promovendo a socialização e assim destinando os animais à adoção responsável.
A 10ª edição do curso formou 19 novos cinotécnicos para a Corporação. O curso tem a carga horária de 350h/a, agrupando conteúdos teóricos e práticos voltados para o adestramento e emprego de cães policiais. A primeira turma do Curso de Cinotecnia foi realizada em 1999 e desde então já tinha formado 199 profissionais, incluindo integrantes de forças coirmãs e agentes atuantes na segurança pública no âmbito nacional e internacional.
O 10º Curso de Cinotecnia teve como destaque o soldado Gabriel Leão Nunes, o tenente Vinicius Daud Soeiro e o capitão Larriri Oliveira Avancini, que alcançaram, respectivamente, a primeira, segunda e terceira colocação no curso. Outro destaque dessa edição foi o número de apreensões realizadas durante o estágio operacional do curso, ocorrido entre os dias 20 e 24 de setembro, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. Nesse período foram apreendidas uma arma de fogo calibre 12, um carregador com nove munições do mesmo calibre e 6.154 unidades de drogas.
Todos os resultados obtidos culminaram com a conquista dos breves, esses entregues pelos padrinhos e madrinhas dos formandos. Momento que reuniu os amigos e familiares em volta de cada novo cinotécnico para celebrar a vitória na carreira profissional de cada um deles.
O momento era oportuno para a celebração, já que dos 33 matriculados, 19 se destacaram e o concluíram a capacitação. “Esse número representa a dedicação, resiliência, compromisso”, destacou o comandante do Bac, tenente-coronel Luciano Nunes Buzim. Emocionado, ele falou da superação de cada um dos formandos, sobre os profissionais que se tonaram, o fortalecimento alcançado pela Instituição e também o elo e a parceria que se formam entre o cão e o homem.
Horando por estar diante dos formandos, o coronel Alexandre Moreto da Silva elogiou e agradeceu a cada integrante que promoveu o curso e a todas personalidades que de alguma maneira contribuiu para a realização do X Curso de Cinotecnia e claro, a todos os formandos. “Agora vocês estão preparados para encarar desafios mais complexos. E esse sucesso é individual, mas também é coletivo”, salientou o comandante do CPOE.
O coronel Caus destacou o quanto a Instituição é desafiada frente as questões da segurança pública e grandes são as batalhas diante dos mais diversos crimes. O comandante-geral revelou que esse combate é feito com restruturação dos quadros organizacional, organização administrativa, formação, aquisições e tantos outros quesitos que deixam a Corporação a vanguarda desses desafios. “Umas dessas ferramentas é a formação. Esse ato aqui traduz o quanto o cão faz diferença nas operações policiais. E a especialização é fundamental. Vocês foram desafiados e aceitaram. Apresentaram-se para a missão. Com garra venceram!”, salientou o coronel Caus.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente-coronel Sonia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br