Foi realizada na manhã desta terça-feira (10), a solenidade de encerramento do IV Curso Cinotécnico de Detecção de Substâncias do Batalhão de Ações com Cães (BAC), ocorrida na sede da unidade especializada, em Vitória.
O curso, que teve duração de 90 dias, foi elaborado com o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública para atuar em operações de detecção de substâncias ilícitas, como drogas e armas. Concluíram a capacitação 16 especialistas em treinamento de cães de detecção com representantes das Polícias Militares do Espírito Santo, Bahia e Sergipe e da Secretaria da Justiça (Sejus).
Os binômios que se destacaram durante as instruções e verificações foram homenageados diante da tropa, sendo eles o sargento Cristiano Nascimento dos Santos, cabo Lucas Emanoel Azevedo e soldado Cristiano Meneghelli Ferreira.
O momento também foi de homenagem pela chegada da aposentadoria da cadela Kenia. A Pastora Belga Malinois nasceu no canil da PMES em 06 de agosto de 2014 e durante oito anos de serviço se destacou em diversas ocorrências, enfrentando desafios em terrenos variados, inclusive em operações de cumprimento de mandados de busca e apreensão na área da 6ª Companhia Independente. Como forma de registar a aposentadoria definitiva da cadela, o sargento Rodrigues, seu último condutor, simbolicamente passou a guia para as mãos do cabo Josinei, agora responsável pela nova vida civil de Kenia.
Também foi feita a entrega de mais um cão treinado em detecção de drogas e armas para o 13º Batalhão, unidade com sede em São Mateus, expandindo ainda mais o programa K-9 para todo território capixaba.
Ao final da solenidade, o comandante do BAC, tenente-coronel Alexandre Moreto da Silva, fez um discurso destacando que, além de técnicas avançadas de treinamento, o curso cultivou valores essenciais, como respeito, responsabilidade e integridade. “Hoje, celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma missão nobre. Cada formando aqui presente está pronto para servir, proteger e contribuir para uma sociedade mais segura e justa, assim como também está pronto para multiplicar e difundir a doutrina e conhecimento adquiridos”, finalizou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel MARIO DE OLIVEIRA FERNANDES JUNIOR
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br