Teve início, na manhã desta segunda-feira (14), o curso de “Gestor de Projetos para Solução de Problemas de Segurança Pública”. A abertura do evento ocorreu no 1º Batalhão Bombeiro Militar, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Com o objetivo de formar um time de alta performance para solucionar problemas sobre segurança, o curso nasceu de uma parceria estabelecida pelo Governo do Espírito Santo, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com o Instituto República. Na oportunidade, outros atores somam esforços nesta iniciativa: o Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Os 30 participantes do curso, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares do Estado serão instruídos de acordo com o modelo POP/SARA, que é o policiamento orientado através da realização de diagnóstico situacional, treinamento, acompanhamento, mobilização de parcerias e trabalho em equipe.
“Nosso objetivo é aplicar a metodologia utilizada nos principais departamentos de polícia pelo mundo, formando multiplicadores para levarmos a todo o Estado essa inovação. Precisamos acumular conhecimento para o futuro e também valorizar os protagonistas dessa história que são os nossos agentes de segurança”, disse o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira.
Na mesma linha, o chefe do Estado-Maior Geral da PMES, coronel Antonio Marcos de Souza Reis reforçou que “a segurança pública em nosso país não admite mais improvisos, não profissionalismo. Nosso estado, o Espírito Santo, é uma referência nacional nessa área, pois temos um programa construído e executado com técnica, processos adequados e o comprometimento dos atores envolvidos. Assim é o Programa Estado Presente. Uma gestão profissional se faz dessa forma e o conhecimento a faz evoluir. Hoje nossos oficiais estão justamente nesse curso para adquirir mais um conhecimento que, somado a outros, farão a evolução de nossa Polícia Militar”.
O curso contou com a participação de 17 policiais militares e uma carga horária de 36 horas-aula. O encerramento acontecerá na próxima sexta-feira (18), no Prédio do Centro de Inteligência de Defesa Civil (CIDEC), em Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br