A Polícia Militar, por meio do Batalhão Copa, concluiu suas ações na Copa do Mundo FIFA Sub-17. Os dois últimos jogos realizados em nosso Estado aconteceram no domingo (10).
Desde antes da realização dos jogos, a Polícia Militar planejou suas atividades para garantir a segurança das delegações, bem como nos centros de treinamento, nos hotéis, no aeroporto, no estádio e nos deslocamentos das seleções.
Tudo começou no mês de outubro, com a criação do Batalhão Copa, Unidade Operacional extraordinária ligada ao Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) e destinada a gerir todo o planejamento e execução do policiamento durante o evento esportivo.
O comandante do Batalhão Copa, tenente-coronel Leonardo Celante, explica que o planejamento envolveu muitas nuances, dentre elas o reconhecimento dos centros de treinamento, hotéis, estádio e a preparação dos militares para essa missão. “Estudamos cada detalhe, desenhamos cenários, prevemos situações de crise e preparamos nossos militares para garantir o sucesso desse evento mundial em solo capixaba”, destacou o comandante.
Quase 200 militares participam diretamente das ações de segurança desenvolvidas pela Polícia Militar. O efetivo ficou distribuído nos centros de treinamento, nos hotéis, no estádio, no aeroporto e também foram empregados nas escoltas das delegações e equipe de arbitragem. Além dos militares do interior disponibilizados para o policiamento e dos batedores da Grande Vitória, outro reforço também foi incrementado em dias especiais.
“163 militares foram deslocados das cidades interioranas e 29 motociclistas da Grande Vitória atuaram como batedores das seleções; dois oficiais cuidaram da coordenação das ações da PMES no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), montado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social”, explicou o subcomandante do Batalhão Copa, major Gustavo Alves. O policiamento ainda foi reforçado nos dias de jogos com militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da Tropa de Choque da PM.
Outras forças responsáveis pela segurança atuaram no evento, dentre elas Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guardas Municipais de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. “Todas as Polícias e Guardas estiveram focadas na segurança e trabalhando diuturnamente, o que garantiu o sucesso da Copa do Mundo FIFA Sub-17 em nosso Estado”, finalizou o tenente-coronel Leonardo Celante.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br