A Polícia Militar do Espírito Santo comemora, nesta quarta-feira (30), o Dia do Militar Estadual Veterano. A data tem como objetivo homenagear os militares que, mesmo com o risco da própria vida, trabalharam em prol da sociedade capixaba e colaboraram para a construção da história da Corporação.
Consideram-se veteranos todos os policiais militares que foram transferidos para a reserva remunerada ou foram reformados em razão do efetivo cumprimento do seu tempo de serviço prestado à PMES e à sociedade capixaba.
Neste dia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, juntamente com o subcomandante-geral, coronel Marco Antonio de Souza Reis receberam a visita de cinco ilustres veteranos da PMES, o Cel PM REF Orely Lírio, a Cap PM RR Cristina Maria Valladares Cosmes, a Subten PM RR Virgínia Célia do Espírito Santo, o 1° SGT PM RR Lúcio Lyra e o 2° SGT PM REF Elias Nunes.
Numa conversa descontraída e carregada de memórias dos tempos da ativa, a palavra que mais imperou foi gratidão. Por um lado, os atuais comandantes da Polícia Militar agradeceram a contribuição e todo legado deixado pelos veteranos e, por outro, esses nobres experientes reconheceram o quão importante foi e ainda é pertencer à família policial militar.
Para o coronel Douglas Caus, o Dia do Veterano é uma data especial, na qual é preciso enaltecer toda a herança deixada por esses homens e mulheres de exemplo, que hoje ajudam a traçar o rumo da PMES. “Tenho profunda gratidão por todos os veteranos e quero dizer que os portões da Instituição estão abertos para ajudá-los naquilo que precisarem”, afirmou.
O coronel Souza Reis expressou a importância do compartilhamento de experiências, ouvir as histórias tão emocionadamente contatadas por eles, já que um dia “nós contaremos as nossas”. O subcomandante-geral completou ainda que não menos importante do que a passagem deles na história da Polícia Militar é a marca que eles deixaram na vida particular de cada pessoa com as quais ombrearam.
O coronel Orely Lírio, figura carismática sempre presente nos eventos da Polícia Militar, manifestou a sua alegria e satisfação em participar desse momento de homenagens por iniciativa do comando-geral, na semana que antecede os 187 anos da PMES. “Não sei o que seria de mim se eu não tivesse ingressado na PM. Uma celebração como essa representa a convicção de que tudo que fazemos nessa vida precisa ser pautado nos alicerces do bem. Fica aqui registrada a nossa gratidão, respeito e admiração por como você está conduzindo o destino da nossa Instituição”, revelou emocionado, referindo-se ao comandante-geral, coronel Douglas Caus.
Ao final, os veteranos foram convidados para um café da tarde com os comandantes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br