Durante reunião realizada no gabinete do comandante-geral, na tarde desta quinta-feira (12), a Comissão do Teste de Aptidão Física da Polícia Militar do Espírito Santo apresentou o novo Manual do TAF.
A equipe formada pelo tenente-coronel Couto, tenente-coronel Lozer, major Fahning, capitã Edneia e os tenentes Júlio César, Mattos e Meirelles entregou o manual nas mãos do comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, e explicou os desafios e conquistas que os acompanharam durante o trabalho.
O manual estava sendo produzido desde o ano de 2014 e contou com uma rigorosa dedicação da comissão em buscar referências nacionais e também mundiais, além de vastas pesquisas e viabilização para aplicabilidade na realidade da PMES.
Com isso ocorreram algumas mudanças importantes como, por exemplo, a aplicação dos testes de ingresso na corporação e também no Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) ser realizada em apenas um dia, bem como a quantidade de exercícios a serem executados, que agora são quatro: barra fixa, abdominal remador, teste de agilidade e corrida de 2.400 metros.
“Estas adequações e a própria produção do manual como um todo foram resultado de muito estudo. O objetivo era fazer um trabalho de qualidade, com referência para o Brasil e também para outros países, e acredito que conseguimos. Foi uma pesquisa árdua, longos trabalhos de simulação, onde fizemos avanços e também soubemos recuar quando foi preciso. Nós buscamos priorizar a importância da atividade física e a saúde do militar, otimizar o tempo, proporcionar economia e melhorar a qualidade do serviço prestado”, revelou o presidente da comissão, tenente-coronel Gelson Lozer Pimentel.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, com os investimentos em recursos humanos para recomposição do efetivo acontecendo, este manual veio para colocar mais um importante tijolo nesta construção.
“Tão importante quanto investir em recursos humanos, obras e equipamentos, é investir na doutrina, para uniformizar os procedimentos em nossa instituição. Este manual foi um trabalho muito bem construído, de fundamental importância para a PM”, avaliou o oficial.
O chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcos Antonio de Souza Reis agradeceu e parabenizou a equipe pelo trabalho produzido e informou que o manual já se encontra publicado no site da Polícia Militar, na seção onde constam as doutrinas da Corporação.
Avanços no TAF
De acordo com o tenente Mattos, membro da comissão do TAF, o manual apresentado ao comando geral traz importantes avanços na aplicação dos testes para a PMES, dentre os quais podemos destacar:
1) Reunião de toda a legislação que trata do TAF em um único lugar;
2) Substituição dos testes de meio sugado e 100m pelo teste de agilidade;
3) Na tabela a ser utilizada para ingresso nos cursos de habilitação e aperfeiçoamento, a padronização do teste de corrida aeróbia para todas as faixas etárias para a distância de 2.400m e a redução para um único dia de aplicação;
Cabe ressaltar que no ano de 2015 foi realizado um TAF de amostragem com 1.191 policiais, com o objetivo de avaliar a nova tabela proposta e após novos estudos foi construída uma tabela específica para a atividade policial.
Para os curso de capacitação foram confeccionadas três tabelas com diferentes níveis de dificuldade e exigência física, cabendo a OME promotora do curso a definição de qual tabela atende a necessidade para a seleção no ingresso.
O manual foi publicado no BGPM 031 de 06/08/2021.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES:
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br