Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), motivada por uma denúncia anônima, constatou 11 pássaros silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular, na manhã desta terça-feira (02), nas localidades do Alto São Sebastião e São Luís, no Município de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Estado do Espírito Santo.
Durante o policiamento foram apreendidos sete Trinca-Ferros, três Coleiros e um Catatau, animal este encontrado na lista oficial de animais ameaçados de extinção no site IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Por estarem sem a devida autorização do Órgão Ambiental competente, tais pássaros foram encaminhados ao CEREIAS (Centro de Reintrodução de Animais Selvagens), onde será realizada a reabilitação das aves devolvendo-as à natureza.
Os responsáveis pela reclusão dos pássaros assinaram um termo de compromisso e responderão pelo crime, conduta tipificada na Lei 9.605/98 de Crimes Ambientais. O BPMA realiza ações por meio de palestras e policiamentos preventivos no intuito de impedir o cativeiro de animais silvestres. A atuação visa sensibilizar e informar à população do Estado do Espírito Santo a importância das Denúncias no Combate aos crimes ambientais mantendo o seu completo sigilo.
Informações à Imprensa:
Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA
Tel. (27) - 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA
Tels. (27) 99625-1106 / 98823-8857
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br