15/01/2021 09h44 - Atualizado em 15/01/2021 09h45

Polícia Ambiental homenageia seus policiais em Cachoeiro de Itapemirim

Nesta quinta-feira (14), a 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), sediada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou uma reunião com seu efetivo a fim de homenagear alguns dos policiais que já atuaram ou ainda atuam na subunidade, bem como o 1º sargento Amilton Dias Feliciano, que passa à reserva remunerada da PMES, encerrando uma carreira de mais de três décadas na ativa da Corporação.

Estiveram presentes diversas autoridades, como o diretor de Finanças da PMES, coronel Alessandro Marin, o coronel da Reserva Remunerada e vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes Barbosa Júnior, o subcomandante do BPMA, major Wanderson Machado Luchi, o capitão Ricardo Sant´anna e o delegado da Polícia Civil, Paulo Rogério Souza da Silva.

A reunião, em que foram observadas todas as regras sanitárias em razão da pandemia de COVID-19, começou com um café da manhã em que foram observados todos os protocolos sanitários em vigor, sendo realizada em um local aberto, anexo ao prédio da companhia.

Inicialmente, o comandante da 4ª Companhia, capitão Reinaldo Faria Vieira, homenageou os destaques operacionais da companhia e alguns militares estaduais que ainda estão em seu efetivo ou já passaram pela subunidade ao longo de suas carreiras e deixaram um importante legado para a história da unidade.

Dentre os destaques operacionais, foram homenageados os policiais 3º sargento Luis Adeir Delázaro, soldado Eduardo Gava Antoneli, cabo Eduardo Clara Boechat Teixeira e 3º sargento Giovane da Silva Oliveira, que obtiveram a maior pontuação em atendimento de ocorrências ao longo dos quatro últimos trimestres.

Foram também homenageados o capitão RR Ricardo Sant´ana, um dos fundadores do então 4º Pelotão,  o 1º sargento RR Sebastião José Silva, pelo seu pioneirismo na educação ambiental na companhia, bem como o 2º tenente Ailton Nunes da Silva Júnior, comandante do 2º pelotão, sediado em Guaçuí, e o subtenente Sílvio Lima de Paula, estes últimos pelos excelentes serviços que ainda desempenham na atualidade na região sul do Estado.

Especial deferência foi feita ao major Luchi, subcomandante do BPMA, em razão de sua passagem pelo comando do então 4º Pelotão, ainda no início de sua carreira como aspirante-a-oficial e tenente, por todo o seu esforço e contribuição para que a 4ª Companhia se desenvolvesse e se consolidasse como relevante órgão ambiental na região sul do Estado.

Ao fim, passou-se à homenagem ao sargento Feliciano, que se mostrou visivelmente emocionado com a presença de seus três filhos e de sua esposa, subtenente Angélica Cristina Franco e de amigos de longa data. O graduado relembrou várias histórias de sua carreira, que se iniciou na P/1 do 9º BPM, com o então tenente Ruy Guedes, o 2º sargento Paulo Rogério (hoje delegado de Polícia Civil) e o então cabo Ricardo Sant´anna.

De acordo com o graduado, “os fundadores da primeira seção do 9º BPM estavam ali reunidos, o que é motivo de muita alegria”. Em seguida, o sargento fez menção ao então tenente e depois capitão Alessandro Marin, quando na chefia da P/2 da Unidade e as muitas relevantes missões de que ambos participaram ao longo de suas carreiras.

Seguidamente, os convidados prestaram uma homenagem ao militar que ora se despede da ativa da PMES, sempre ressaltando seu caráter ilibado, sua fidelidade e a dedicação com que serviu à sociedade capixaba. De acordo com o coronel Marin, “É muito grande a alegria de poder participar dessa homenagem, em que o sargento Feliciano, um grande amigo e excepcional profissional, se despede da ativa depois de mais de 30 anos, deixando um importante legado para todos nós”.

CORONEL JOSÉ AUGUSTO PICCOLI DE ALMEIDA