Cinquenta e três alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) receberam o Espadim Tiradentes, que é o símbolo da honra e da dignidade dos futuros oficiais da Polícia Militar. A solenidade foi realizada na noite dessa quinta-feira (17), na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), em Cariacica.
A cerimônia foi alusiva ao fim do primeiro ano do curso de formação para 44 homens e nove mulheres. A entrega do Espadim Tiradentes é um momento ímpar na vida acadêmica dos alunos do CFO, pois marca o início da árdua preparação para embainhar a tão sonhada espada de comando.
O evento contou com a participação do governador, Renato Casagrande; da vice-governadora, Jacqueline Moraes; do subsecretário de Estado de Integração Social da Sesp, coronel Marcio Celante Weolffel; do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Aguiar; do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus; do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Antonio Marcos de Souza Reis; do deputado federal, Josias da Vitória; do deputado estadual, Alexandre Quintino; entre diversas autoridades civis e militares que prestigiaram a cerimônia.
Após receber o Espadim Tiradentes das mãos de padrinhos e madrinhas, os alunos oficiais desembainharam a arma e assumiram o compromisso legal frente à bandeira nacional com os dizeres: ”Recebo o Espadim Tiradentes, como símbolo da honra e da dignidade do aluno oficial da Polícia Militar”.
Durante a solenidade, o governador do estado, Renato Casagrande, aclamou os alunos oficiais e destacou a importância da formação não somente para a Polícia Militar, mas para todos os capixabas. “Fazer parte da Polícia Militar é uma grande responsabilidade e motivo de muito orgulho para todos”.
Em seu discurso, o subsecretário de Estado de Integração Social da Sesp, coronel Marcio Celante Weolffel, enfatizou o programa Estado Presente e as diretrizes do Plano Estadual de Segurança Pública no tange a capacitação e valorização profissional, “Esperamos desde já que todos tenham um olhar estratégico sobre a segurança pública, a sociedade e a evolução da criminalidade em todo o contexto do setor público, com uma visão prospectiva e atualizada para o bem”.
O comandante-geral, coronel Douglas Caus, destacou obras de melhorias, licitações e aquisições de equipamentos como forma de valorização da Polícia Militar, citando como exemplo a nova quadra poliesportiva coberta da APM, que será utilizada para a realização de diversas atividades. “Os investimentos em infraestrutura colocam a Academia de Polícia Militar do Espírito Santo entre as melhores do país”.
Em sua fala, o comandante da APM, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira, salientou que a formação na Academia é um dos momentos mais importantes na carreira de oficialato. “A entrega do Espadim Tiradentes faz parte da tradição do CFO. É o símbolo da honra e da dignidade do aluno oficial, e representa a dedicação durante todo o curso, o que os tornarão aptos a exercer a função de comando”.
Com a conclusão do curso, que tem duração de três anos, eles irão receber uma espada como prova de reconhecimento de suas habilidades, passando a receber a denominação de aspirante a oficial.
Ao final da solenidade foi realizado o descerramento simbólico da placa de inauguração da quadra poliesportiva da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo.
Espadim Tiradentes
O Espadim Tiradentes é uma arma de representação e simboliza o ideal de liberdade do alferes de milícias Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Independência e patrono das Polícias no Brasil.
Na Rússia dos czares, quando Alexandre III tinha sob seu comando o poderoso exército russo, foi determinado que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço decoradas com marfim e bronze, representando o vitorioso cerco a Verna. Esses espadins seriam distribuídos aos príncipes do Império Russo para que usassem até estarem aptos a exercerem a função de comando, quando então, passariam a usar a tão sonhada e idealizada espada.
O Espadim Tiradentes é forjado artesanalmente em aço inox soligen alemão, possuindo cabo em marfim com a esfinge de Tiradentes em ouro na empunhadura, bainha em aço inox com as guarnições folheadas a ouro, medindo 49 centímetros e pesando 850 gramas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON LOUREIRO BARBOZA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.dcs@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.dcs@pm.es.gov.br