A Polícia Militar do Espírito Santo, em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais do Estado do Espírito Santo (SOPA-ES), iniciou uma emocionante campanha de adoção para encontrar um novo lar para dois ilustres moradores do Quartel do Comando-Geral da PMES, localizado em Maruípe, Vitória. Os protagonistas desta ação são a cadela Pretinha e o cão Caramelo, que há algum tempo vivem sob os cuidados dos militares e conquistaram a simpatia de todos que passam pelo local.
A campanha tem como objetivo garantir que os dois animais sejam acolhidos por famílias que estejam preparadas para exercer a guarda responsável, proporcionando qualidade de vida, segurança e, principalmente, muito amor. A iniciativa conta com o apoio da SOPA-ES, que irá colaborar na divulgação, entrevistas e orientação dos interessados.
Além dos cuidados diários recebidos no quartel, Pretinha e Caramelo também passaram por um processo de adestramento básico com o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, o que reforça a sociabilidade e obediência dos animais. A iniciativa visa facilitar a adaptação dos cães aos novos lares, tornando o processo de adoção ainda mais seguro e positivo para ambos os lados.
“O acolhimento e o direcionamento desses cães para lares responsáveis são papéis da sociedade e do Estado. A Polícia Militar, como órgão público, cumpre seu compromisso de realizar o acolhimento e, agora, o direcionamento para os candidatos à adoção desses dois animais. Essa ação reforça nosso compromisso com a proteção e o bem-estar, não apenas das pessoas, mas também dos animais que fazem parte da nossa comunidade”, destacou o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus.
Segundo a presidente da ONG, Sra. Katiuscia Pinto Rodrigues Oliveira, o momento é de união de esforços para garantir que a adoção seja feita com responsabilidade. “Viemos conversar com a equipe da Polícia Militar sobre os critérios necessários para uma boa adoção. Pretinha e Caramelo merecem um lar acolhedor, com uma família que possa oferecer amor, cuidados e proteção”, destacou.
Ela reforçou a importância de critérios básicos para a adoção, como ser maior de idade, ter um ambiente adequado – como um quintal fechado – e estar disposto a garantir assistência veterinária sempre que necessário. “Esses animais já foram castrados, microchipados e receberam cuidados prévios. Agora, precisam de um lar definitivo. Eles não devem mais voltar às ruas. É dever de quem adota garantir essa segurança e bem-estar”, afirmou.
Pretinha e Caramelo representam milhares de animais abandonados que esperam por uma segunda chance. “Além deles, há muitos outros cães e gatos à espera de uma família. A cultura do abandono ainda é uma realidade no Brasil, e só podemos combatê-la com ações como essa, que promovem o amor e o respeito pelos animais”, disse a presidente.
Interessados em adotar Pretinha ou Caramelo devem entrar em contato com a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo, através do telefone (27) 99908-9384, que fará a triagem dos candidatos e acompanhará o processo de adaptação, garantindo que a adoção ocorra de forma consciente e amorosa.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel Sônia Ribeiro Pinheiro
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br