17/12/2018 14h30 - Atualizado em 17/12/2018 14h31

PMES assina acordo de cooperação com o Poder Judiciário para disseminação da cultura de paz

Na manhã desta segunda-feira  (17), a Polícia Militar do Espírito Santo firmou um acordo de cooperação com o Poder Judiciário para a instituição da mediação escolar e comunitária, da comunicação não violenta e de círculos de construção de paz, a fim de capacitar militares para multiplicarem ações de resgate da cidadania e da pacificação social.

O termo foi celebrado durante o I Encontro Estadual de Facilitadores de Círculos Restaurativos e Mediadores Escolares e Comunitários, no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Conforme o documento, o Poder Judiciário, por meio técnicos do programa Reconstruir o Viver, ficará responsável pela capacitação inicial de policiais militares, pela supervisão do estágio dos profissionais e pela instalação e estruturação de núcleos de funcionamento continuado. Por outro lado, além de indicar policiais para a capacitação, a Polícia Militar instituirá uma comissão de caráter permanente responsável por zelar pela higidez das ferramentas de pacificação.

O evento contou com a presença do presidente do TJES, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, do supervisor e da coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do TJES, o desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos e a juíza Patrícia Pereira Neves, do secretário estadual de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni, do comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho, entre outras autoridades civis e militares, além de professores e alunos.

Além da Polícia Militar do Espírito Santo, também firmaram o acordo a Prefeitura de Vila Velha, a Prefeitura de Mimoso do Sul, a prefeitura de Guarapari, e o Instituito de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Círculos de Construção de Paz

Policiais militares que recentemente concluíram a parte teórica do Curso de Facilitadores de Círculos de Construção da Paz também participaram do I Encontro Estadual de Facilitadores.

Ao todo, 23 policiais concluíram a parte teórica, que permitiu a aprendizagem para planejar, criar e facilitar o círculo de construção de paz como um lugar seguro para compartilhar o diálogo.

De acordo com o major Walter Francisco Araujo Filho, que ministrou o curso juntamente com a advogada Vivian, os círculos buscam proporcionar um ambiente no qual os participantes desenvolvam a consciência e competência emocional, praticando a atenção plena.

Diretoria de Comunicação Social PMES
CORONEL JOSÉ AUGUSTO PÍCCOLI DE ALMEIDA